FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    FFW testa o Método Abramović, de Marina Abramović
    FFW testa o Método Abramović, de Marina Abramović
    POR Redação
    Metodo-Abramovic-Marina-Abramovic-exposicao-Terra-Comunal-Sesc-Pompeia-Sao-Paulo-13

    Método Abramović: à frente, o exercício em que os participantes ficam deitados e, ao fundo, um grupo fazendo a caminhada em câmera lenta ©Divulgação

    E agora? Estou aqui deitada com esses fones que não me deixam ouvir nada além do meu coração batendo no ouvido direito, sem conseguir escutar nem a minha própria respiração. Estou com fome e não vou saber nem se a minha barriga começar a roncar! E se eu pegar no sono? E se eu roncar? Um ronco que só os monitores vão saber, porque nem eu mesma vou ouvir.

    Isso era a minha cabeça dando voltas no primeiro dos quatro exercícios do Método Abramović, que testei em uma versão para a imprensa de 15 minutos — a normal tem duas horas de duração — nesta segunda-feira (09.03), dia da abertura da exposição “Terra Comunal”, em São Paulo. Lembrei então do aquecimento que tínhamos feito antes de passar para as etapas do método em si: uma série de exercícios simples, muitos deles de respiração. Respirei fundo várias vezes e me concentrei para parar de pensar em coisas mundanas — na expectativa da mudança de apartamento, no tumor da minha gata que não come mais e, principalmente, parar de olhar para os lados na tentativa de captar detalhes para este relato.

    O “detalhe” mais importante para captar não estava em nada à minha volta, mas dentro de mim. Naquele momento, entendi as pessoas que sentavam em frente a Marina Abramović em sua performance no Moma, em Nova York, e choravam. Não se trata de sentir algo diferente só por estar com ela, mas de não ter como fugir de estar consigo mesmo. Não é todo dia — na verdade, não é toda semana nem mesmo todo mês — que a gente tem um tempo para ficar sozinho apenas com o nosso eu, sem nenhum tipo de interferência, como a TV ligada ou o barulho de um carro que passa na rua. E quando a gente tem um tempo como esses, é difícil não pensar nas questões que mais nos afligem, sejam elas boas ou ruins. Mas é um momento ímpar nos dias de hoje.

    E essa é a reflexão no fim das contas. Será que nosso mundo corrido, multitask e superconectado nos privou de nos conectarmos com nós mesmos? Aliás, qual seria a diferença do Método Abramović para práticas como a meditação e a yoga? Ela mesma responde: “a diferença é que está no museu”. E, sim, isso faz toda a diferença. No momento em que leva a meditação para um espaço de arte, ela nos intriga a pensar sobre isso. Deixa de ser apenas uma prática e vira algo que nos faz refletir sobre nosso modo de vida. E o que é a arte se não o questionamento sobre nossos costumes?

    + Veja a matéria com o serviço da exposição “Terra Comunal”, de Marina Abramović

    Atenção: as vagas para o Método Abramović pelo site do Sesc estão esgotadas, mas a organização do evento informa que os interessados podem ir para a fila de espera na data em que quiserem participar. Em breve, outro lote de vagas será aberto pelo site, e o Sesc comunicará na ocasião.

    Clique na galeria para ver mais fotos do Método Abramović.

    Não deixe de ver
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising
    Exposição Rebojo promove artistas do Pará em Londres