FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    A guerra dos mundos
    A guerra dos mundos
    POR Camila Yahn

    via @randreh

    A colagem “Daft Punk Vai Vir Tomar Café”, feita pelo @Romeuuu especialmente para esse post

    Foi mais que divertido acompanhar o furdunço em torno do Daft Punk neste último fim de semana. Hehehe.

    Pra quem perdeu o bonde, o boato surgiu com um “conhecido” dizendo que o duo francês de música eletrônica iria se apresentar durante o show do Phoenix, no Festival Planeta Terra, em São Paulo, supostamente repetindo a dose de uma aparição não-anunciada numa apresentação da mesma banda no Madison Square Garden, em Nova York. Assim, na intenção de mentir mesmo, descaradamente. Era pra ser uma piada.

    A coisa começou a esquentar no Twitter com esse e aquele usuário garantindo que tinha “fontes seguras”. Aqueceu quando gente de mais credibilidade entrou na roda. Temperatura máxima quando o maior jornal do país publicou uma notícia na qual a assessoria de imprensa do evento garantia que, sim, eles estavam em São Paulo, e que se fossem ao festival seria em caráter “surpresa”. E dá-lhe balde d’água fria no sábado, quando o Daft Punk nunca subiu ao palco.

    A essa altura, não importa mais quem inventou o que.

    Enxergo isso como uma oportunidade de reaprendermos _principalmente os jornalistas_ como mergulhar nesse oceano de informações que é a internet. É muito fácil perder o fôlego, se afogar. Principalmente se você, companheiro, gosta de dar seus saltos ornamentais: o papel do jornalista não é se consagrar com uma notícia, exibir sua lista de contatos, acertar no palpite, propagar boatos, contabilizar audiência custe o que custar. Nosso papel é informar. Ponto. E quando informamos com imprecisão, não estamos cumprindo o nosso papel.

    É muito diferente do que Orson Welles fez com a sua transmissão radiofônica, “A Guerra dos Mundos”, em 1938. Welles era um cineasta. Cabia ao seu papel recriar a realidade. No caso do Daft Punk, a única semelhança com Welles foi a “histeria coletiva”: teve gente que VIU (?) a dupla almoçando aqui, passeando ali…

    Esse episódio tem um pouco a ver com o que a Erika Palomino escreveu aqui nessa Pensata, e levanta um questionamento meio sério: quantas notícias lemos diariamente? E quantas delas foram apuradas nas coxas? No fogo cruzado em que sites disputam cada milissegundo da atenção dos internautas _como se esse micro fragmento de tempo significasse algo de fato na existência humana_, muitas vezes quem sai ferido é você, leitor. É um Vale Tudo: mais distante da divertida novela de Odete Roitman e bem mais próximo de um Octógono onde socos, pontapés e sangue contam como bônus artístico.

    A ética profissional é um voto sagrado de todo jornalista. É uma coisa que a gente aprende estudando. Leia Nietzsche, mas não para encontrar as suas famosas “frases de agenda”, nem só pra dizer que leu _tudo na vida tem que ter verdade. Converse com seus pais, seus irmãos, seus amigos, seus amores: ética também é uma coisa que a gente aprende em casa, na rua, na vida. Não no Facebook. Muito menos no Twitter.

    O povo pode inventar o que quiser, sejamos espirituosos: encarar a vida com bom-humor é muito melhor! Mas é importante saber que tem hora pra rir, e que toda piada tem seu prazo de validade. Os veículos com um pézinho no sensacionalismo não vão mudar _eles precisam entregar “impressões” para seus anunciantes, gerar “pageviews”. Quanto mais quente… melhor? Os freaks do Twitter também não vão mudar: eles querem ganhar RT, querem estar no TT, querem + e + followers. Quem deve mudar é o internauta, que tem ao alcance de um click o direito da escolha.

    Seja o editor das coisas que você acessa, das pessoas que você segue, do conteúdo que você absorve.

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW