O design sustentável hoje está em todo lugar. E nenhum segmento se dá melhor no desafio de aliar design à funcionalidade do que o fashion. Mesmo que se saiba que viver assim _ propondo vanguarda_ é um ato poético, as soluções têm partido de idéias simples, apresentadas por criadores de coleções com resultados concisos e impecáveis, ora como “investigações”, ora como ensaios de manifesto urbano.
Fato é que a sustentabilidade fashion é uma cultura que está sendo amplamente desenvolvida, por dar o toque de relevância a uma coleção, e estreitar relações de uma marca com seu consumidor, que passa a ter cada vez mais experiência com esse tema.
E se mais roupas já não cabem em armários abarrotados, porque não investir no novo luxo? Looks autênticos, personalizados, coerentes com a contemporaneidade, por fazerem referência ao resgate de antigos valores, como reaproveitamento/reuso de materiais como tecidos e fios, e readequação/customização de modelos de décadas passadas. Não há mais a tendência ideal a cada lançamento. A sofisticação agora é outra, inteligente, cheia de possibilidades revitalizadas, que sugerem a ampliação do ciclo de uso, e conseqüente adoração de uma peça desejada.