FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Entenda as coleções e o processo criativo do estilista Dries Van Noten
    Entenda as coleções e o processo criativo do estilista Dries Van Noten
    POR Camila Yahn
    dries van noten estilista

    O estilista Dries Van Noten ©Reprodução

    O estilista Dries Van Noten é um dos pilares da moda belga e suas apresentações em Paris estão sempre entre as mais elogiadas. Seu DNA foi construído muito em cima de sua cartela de cores e a forma como mistura tons, estampas e materiais. Muitos vêem Dries como um gênio. O que sabemos é que ele é uma pessoa extremamente rigorosa e perfeccionista, como me contou uma das curadoras do MoMu (Mode Museum), em uma visita recente à exposição sobre o estilista na Antuérpia.

    A mostra é impecável (se você estiver em algum lugar da Europa, vale a visita) e nos conta muito sobre seu universo e processo criativo. Dries inspira-se muito em obras de arte e silhuetas antigas. Dessa forma, vemos na exposição telas originais de Damien Hirst, Rothko, Yves Klein e Elizabeth Peyton e peças vintage de Dior, Chanel, YSL e Schiaparelli como forma de entender suas referências em relação à cartela de cores, silhuetas e o conceito maior e inspirador da coleção. Além de mergulhar no universo do designer, o esforço enorme de reunir todas essas peças, acionando museus, galerias, colecionadores e marcas ao redor do mundo, eleva o nível da exposição e ajuda o visitante a compreender perfeitamente os bastidores da criação de uma coleção. “Essa mostra é uma reflexão sobre a forma como eu trabalho e minha relação com a arte e com outras áreas que amo. É interessante poder mostrar tudo isso a um público maior, que pode entender como uma coleção é desenvolvida”, diz Dries.

    + Clique aqui para as páginas de desfiles femininos e masculinos de Dries Van Noten

    Vale lembrar que o hype em torno das mostras de moda levam aos museus não apenas fãs e apaixonados, mas um público curioso que não necessariamente conhece os estilistas profundamente. O próprio estilista se perguntou antes de lançar o projeto: “O meu trabalho é digno de uma exposição em um museu? Minhas roupas conseguem se segurar ao lado de obras de arte tão incríveis?”. A experiência aqui é muito rica, deliciosa e inspiradora. A mostra de Dries já levou 60 mil pessoas ao MoMu, sendo que o normal para eles é chegar aos 30 mil.

    Na galeria a seguir, usando as imagens fotografadas especialmente para o livro da mostra, escolhi 10 desfiles que estão expostos para mostrar seus desdobramentos e processo criativo. De Sex Pistols a Oscar Wilde, do filme “O Piano” a Kurt Cobain, entenda o que está por trás das coleções de Dries Van Noten. São 40 fotos em que temos uma aula de arte e moda, com novas referências para pesquisa e inspiração.

    A exposição “Dries Van Noten: Inspirations” fica em cartaz até 19.07.15.

    Camila Yahn viajou para a Bélgica a convite do órgão Visit Flanders.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!