FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Pensata da Palô #19: Um convite ao sexo
    Pensata da Palô #19: Um convite ao sexo
    POR

    por @ErikaPalomino

    2011/10/2461_Helmut-Newton_June-NewtonJune, mulher do fotógrafo Helmut Newton, fotografada pelo marido em momento über sexy ©Helmut Newton

    Sex sells. Reza a máxima da publicidade. O sexy, entretanto, tornou-se uma armadilha de clichês. Li em algum lugar hoje na Internet (juro não lembrar onde foi) que a palavra agora é “hot” na linguagem corrente da moda.

    Talvez porque o sexy comum tenha se esgotado. Modelos de lábios carnudos e entreabertos, bedroom hair, convidando ao… sexo.

    Prefiro lidar mais com erotismo do que com o sexy. O que de saída ajudaria, em tese, a escapar do pecadilho tênue da vulgaridade.

    Até porque, o que é sexy pra mim pode não ser para você. Há modelos _e mulheres_ que conseguem atingir denominadores quase comuns do sexy, e com isso ganham muito dinheiro em campanhas e telas de cinema. Acho que não precisamos citar aqui já citando Angelina Jolie e Gisele Bündchen. Nem de Scarlett Johansson, que vem tangenciando um interessante sexy contemporâneo, mas que por vezes parece já estar acreditando um pouco demais nesse personagem. Mas tudo bem. E as exceções deliciosas, como Penélope Cruz (que consegue combinar talento, charme e sex appeal), recém-casada com o ultra-sexy Javier Bardem.

    E o sexy atemporal, como Rita Hayworth em “Put the Blame on Mame” (acabei revendo essa cena também esses dias no You Tube).

    Há fotógrafos que dominam completamente o território da sexualidade. Estou falando de Helmut Newton, a principal referência para este subject na moda, mais atual a cada dia que passa. Minha foto favorita do mestre é a da mulher dele, June, no hotel, seios à mostra, à mesa. A luz, a nonchalance, o clima de intimidade entre fotógrafo e modelo.

    A desconcertante pureza da foto de Lea T. publicada na Vogue Paris trouxe o assunto sexo e sexualidade à tona nesta semana. Me lembrou aqueles retratos andróginos de Bettina Rheims nos anos 90. Pessoalmente, acho androginia sexy. Mas ainda há quem se ofenda com isso. Lea, como se sabe, vai além da androginia. Por enquanto. (Outro dia fiquei sabendo da lei que obriga pessoas que mudaram de sexo a “avisar” o futuro cônjuge no momento do casamento civil. Por enquanto.)

    Os costumes estão mudando. Ternos e vestidos também. O underwear já mudou. Que bom.

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW