FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Por que as celebridades não usaram Comme des Garçons no gala do Met?
    Por que as celebridades não usaram Comme des Garçons no gala do Met?
    POR Camila Yahn
    Arte do artista Artist, Reilly, que satiriza os looks do gala da exposição da Comme des Garçons / Reprodução

    Arte de Justin Westover que satiriza os looks do gala da exposição da Comme des Garçons / Reprodução

    Uma por vez por ano, o Costume Institute, departamento de moda do Museu Metropolitan, em Nova York, pensa em uma grande exposição que é lançada com uma noite de gala, um dos tapetes vermelhos mais poderosos depois do Oscar e do Globo de Ouro (e muitas vezes até melhor).

    + Por que Kei Kawakubo merece a homenagem do Met

    + Mais de 100 looks do tapete vermelho

    Este ano, o museu faz uma homenagem a Rei Kawakubo e seu trabalho transgressor com a Comme des Garçons. Rei é apenas a segunda estilista viva a receber essa honraria – o outro foi Yves Saint Laurent em 1983. Assim, no convite, o dress code pedido era “avant-garde”.

    Os convidados não apenas seguem o dress code, como em muitas ocasiões, usam roupas do estilista homenageado. Não foi o caso desta vez. Comme des Garçons foi o que menos se viu no red carpet, o que chamou a atenção e causou a ira de fashion lovers e fãs da marca.

    Em primeiro lugar, a gente sabe que as marcas aproveitam oportunidades como essa para criar momentos de tapete vermelho para postarem em suas redes e ganharem em prestígio. Mais do que quem vestiu o que, a pergunta é: quais marcas vestiram mais celebridades? E é normal que as celebridades ganhem – e muito bem – para vestir roupas de determinadas grifes. Mas este é apenas um dos motivos pelo qual não vimos as principais estrelas da noite com as criações de Kawakubo.

    A segunda razão é a seguinte: Comme des Garçons não é apenas um estilo de roupa, um lookizinho mais conceitual que você usa como uma fantasia pra causar na chegada. Comme des Garçons é um espírito, um jeito de olhar o mundo. Ou você é ou você não é. Gisele, por exemplo, não é. Ela era co-host da noite junto com Tom Brady e estava giselemente linda num longo Stella McCartney. Agora, o que não dá para entender é por que raios chamaram ela pra ser co-host desta noite.

    Terceiro. De verdade, a Rei não está nem aí. Ela nem queria essa homenagem. Disse ao marido, Adrien Joffe: “I can’t afford to look back” (não posso me dar ao luxo de olhar pra trás). Seu medo é que, se ela olhar para tudo o que já construiu, não saberá mais fazer algo novo, que nunca antes existiu. É possível que ela nem saiba quem é Kendall Jenner, Gigi Haddid, Blake Lively. Bem provável.

    E ainda no caso da Comme, a chance dessa exposição toda se reverter em vendas também é pequena, justamente porque é uma roupa de identificação, um universo onde você se encaixa ou não. Não são peças fáceis, além de serem muito caras. Pensando assim, talvez tenha sido uma escolha da marca não liberar roupa para celebridades que giram totalmente fora de sua órbita.

    Post no Instagram da Gucci / Reprodução

    Post no Instagram da Gucci / Reprodução

    Mesmo assim, para mostrar reverência, Alessandro Michele foi de Gucci, mas com uma calça saia da Comme. A própria Gucci postou uma foto em seu perfil no Instagram dando crédito pra Rei, coisa difícil de se ver. Pharrell escreveu REI em sua calça jeans rasgada e sua esposa estava com um modelo vermelho bem corajoso da marca.

    Michèle Lamy, mulher do estilista americano Rick Owens, usou uma roupa de seu próprio acervo de CdG, que Rick diz ocupar um espaço enorme em sua casa. Ela tombou em atitude, paixão pela moda e respeito.

    Caroline Kennedy, ex- embaixadora dos EUA no Japão, apareceu usando um look floral, que o Daily Mail chamou de de “very unflattering”. kkk. O jornal escreveu assim: “ela usou um vestido MUITO desagradável no tapete vermelho horas depois de ter sido eleita pela Vogue como uma das mulheres mais bem vestidas de todos os tempos”. E tem mais: “um vestido floral bizarro que inundou sua silhueta e deixou seus braços totalmente escondidos”. Agora, vai explicar pra essa pessoa do jornal… zzzzzzzz

    Caroline Kennedy / Reprodução

    Caroline Kennedy / Reprodução

    Tracee Ellis, filha de Diana Ross, estava de CdG, um look azul, também floral e que mesmo com a silhueta desconstruída, ainda lembrava um vestido e de cortesia, deixava as pernas à mostra. As modelos Stella Tennant e Anna Cleveland também mostraram sua consideração pela marca. E claro, o show stopping da noite, Rihanna, que nunca tem medo de ousar. Esperta, ainda usou a hashtag #reianna na legenda de uma foto que postou.

    Agora, shame on you: Madonna (de Moschino), Katy Perry (de Maison Margiela), Solange (Thom Browne) e Lily Collins (Giambattista Valli). Vocês podiam muito bem ter feito a coisa certa. Todas com looks que entram no quesito avant garde, e por isso mesmo poderiam estar de CdG. Katy Perry está na capa e no recheio da Vogue americana em um ensaio de Mert & Marcus SÓ com looks da grife japonesa. Foi até defendida por Joffe quando os puristas criticaram, ao que ele simplesmente respondeu: “por que uma pessoa como Katy Perry não pode usar a marca?”. Ela inclusive também foi convidada por Anna Wintour para ser uma das hostess da noite e me aparece de Margiela (eu te amo, Galli, mas…). Num look vermelho. Aí as pessoas falam: ah, mas vermelho é uma cor importante pra Comme des Garçons. Então todo mundo que foi de vermelho, na verdade, estava prestando uma homenagem. Só que não.

    Madonna, Rita Ora e Solange / Reprodução

    Madonna, Rita Ora e Solange / Reprodução

    Boa mesmo foi a after party da Comme des Garçons, essa sim, repleta dos verdadeiros amantes da marca. Nessa eu queria ter ido. #livefreediestrong

    Foto da after party da Comme des Garçons / Reprodução

    Foto da after party da Comme des Garçons / Corey Tenold Reprodução

    Michèle Lamy e Rick Owens parando a pista / Corey Tenold Reprodução

    Michèle Lamy e Rick Owens parando a pista / Corey Tenold Reprodução

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar