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    Por que nos apaixonamos pela campanha da Gucci Verão 16
    Por que nos apaixonamos pela campanha da Gucci Verão 16
    POR Camila Yahn
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    Uma das imagens da campanha de Verão 16 da Gucci ©Glen Luchford/Reprodução

    Qual foi a última vez que alguém se encantou – de verdade – por uma campanha da Gucci? Na época de Tom Ford, certamente, mas encantamento não era a palavra certa. Na verdade, nos divertíamos com a ousadia sexual criada pela sintonia entre o trio Ford, Testino e Carine Roitfeld.

    Após a saída de Tom em 2004, podemos dizer que 10 anos se passaram sem novidades, ousadias e ideias. Eram sim bem executadas, mas nada que viajasse além da mulher impecável-que-dorme-e-acorda-de-salto-alto. Até que Alessandro Michele entra em cena e muda totalmente o caminho estético da marca. Isso foi instantaneamente percebido nas roupas, no casting, nos desfiles, na mudança de atitude e até nos valores da Gucci, que agora é o porto seguro da geração “no gender”.

    Então, os suspiros voltaram. A nova campanha de Verão 16, fotografada em Berlim por Glen Luchford, traduz tudo isso e, de repente, as redes sociais e os sites especializados só falam disso. A foto que mais me chamou a atenção foi essa que abre o post, em um terraço que me lembrou uma cena do filme “The Million Dollars Hotel”, coincidentemente ou não, dirigido pelo alemão Wim Wenders em… Berlim.

    Inspirados pela cultura pop alemã do anos 80, Michele e Luchford construíram cenas de sonho, um sonho adolescente, romântico e inocente, com momentos fantasiosos (andar de skate segurando um pavão?) e mágicos, cheios de encontros e desencontros. Para dar vida a esses jovens, foi escalado um casting de alguns dos modelos mais cool do momento, como Peyton Knight, nova musa da Gucci com seu look retrô.

    Esses jovens não são perfeitos nem querem ser. Eles carregam uma dose de excentrismo, vestem peças descombinadas, roupas que parecem pijamas, estampas de flores, pássaros e bocas. E o que poderia não fazer sentido algum, lembrando de onde a Gucci estava vindo, de repente faz todo sentido.

    A forma como as cores das roupas misturam-se aos tons das locações (incríveis) é outro ponto que vale destacar, um dos trunfos do diretor de arte Christopher Simmonds, é das figuras por trás desse novo momento da Gucci, super parceiro de Alessandro Michele. A campanha nos transporta para uma Berlim de décadas atrás, pré-queda do muro, de estética decadente.

    Glen Luchford parece o parceiro perfeito pra esse momento da marca. Aos 47 anos, ele já fotografou pra Prada, YSL e Calvin Klein, mas sua principal inspiração é o cinema. Gosta de ficar trabalhando na luz horas a fio para criar suas imagens com cara de filme.

    E Christopher Simmonds já foi diretor criativo da “Dazed and Confused” e, por conta disso, virou o cara para quem as marcas correm quando querem fazer algo novo, como J W Anderson, Alexander McQueen, Alexander Wang, Balenciaga e Public School.

    Vamos aguardar o que vem pela frente com o próximo desfile da marca em fevereiro. Após um ano no comando da direção criativa da Gucci, Alessandro Michele tem conduzido com inteligência, confiança e criatividade a transição do super sexy dos anos Tom Ford para um universo mais íntimo e delicado, um documentário fictício de jovens andando juntos pelas cidades.

    Veja abaixo as outras imagens da campanha.

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