Por Camila Salek, em colaboração para o FFW
Vitrine da marca Mulberry ©Camila Salek
Parece que os animais não vão sair de moda. Na onda do “animal print” e do “animal face” os bichos andam dominando coleções inteiras. Calçados, acessórios e bolsas foram amplamente explorados com animais nos últimos desfiles. Agora é a vez das vitrines mergulharem de cabeça nesta tendência.
No final do ano passado, em minha pesquisa de Natal em Londres, fiquei intrigada: por que praticamente todas as vitrines londrinas tinham animais?
Alguns anos atrás, os animais entravam em cenografias de vitrine como coadjuvantes, em momentos em que tinham ligação com o tema ou matéria prima da coleção. Vale lembrar do excelente trabalho desenvolvido em 2010 pela Louis Vuitton, com a vitrine temática que explorava o tema avestruz em sua flagship de Londres.
A vitrine da Louis Vuitton ©Chameleon/Divulgação
O sucesso desta vitrine foi tão grande que, um ano depois a mesma ideia foi levada para boa parte das lojas Louis Vuitton em todo o mundo. Neste mesmo período, os animais começaram a aparecer em vitrines de diferentes marcas e no último Natal dominaram a cena em Londres. São os atores principais dos cenários, antes bem tradicionais, das mais variadas marcas. Flamingos, Zebras, Pandas, Girafas e Cavalos, entre outros, assumem o papel dos manequins e são usados como displays.
Detalhe da vitrine da Louis Vuitton ©Camila Salek
Vitrine de Marc Jacobs ©Camila Salek
Vitrine Moschino ©Camila Salek
Lindas? Sem dúvida. Criativas? Também. Inovadoras? Num primeiro momento achei que não. Porém, adoro quando algo me provoca a refletir e estas vitrines cheias de animais mexeram comigo.
Mundialmente este foi um Natal de resgate. Resgate do que é real e verdadeiro, resgate do que é tradicional, resgate dos sonhos. Os animais provocam nossos instintos, remetem a momentos passados, trazem lembranças de tempos que muitas vezes não voltam mais. Quem não tem uma história pra contar que envolva um animal?
Acredito que o chamado “inconsciente coletivo” tenha enxergado, no uso dos animais em vitrines, uma possibilidade de falar de resgate sem necessariamente utilizar os tradicionais ícones natalinos. Bingo! As marcas encantaram a todos com cenários lindos, provocando turistas que faziam um verdadeiro malabarismo para registrar os detalhes das vitrines.
Eu adorei. Sonhei junto. Comprei. Mas acima de tudo, acreditei que um ano ainda melhor chegou. Preparem-se pois 2014 será ANIMAL!
Girafas na vitrine de Ferragamo ©Camila Salek
A decoração da John Lewis ©Camila Salek
E os pandas da Loewe ©Camila Salek
Camila Salek, 36, é sócia fundadora da Vimer Experience Merchandising, especialista em visual merchandising e campanhas de varejo para marcas que buscam melhorar seus resultados no ponto de venda. Entre seus clientes estão marcas como Burberry, Iguatemi, Electrolux, C&A, O Boticário, entre outros.
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