FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Paris faz a festa, por Felipe Venancio
    Paris faz a festa, por Felipe Venancio
    POR Redação

    Por Felipe Venancio

    Temos a vida héroïque de Serge Gainsbourg, um monumento para a França, em cartaz nos cinemas, Woody Allen nos lembrando dos anos 20 com Carla Bruni, Gérard Depardieu em três filmes, no “do bem” “Minhas Tardes com Margueritte”, no divertido “Potiche”, ao lado de Catherine Deneuve, e no recém lançado aqui, “Mamute”. Ainda, Yves Saint Laurent em documentário, e só para citar mais um, o desenho com roteiro original de Jacques Tati, “O Mágico”. Daria pra se pensar em uma grande, e ótima, invasão francesa vinda pelos cinemas, mas a invasão francesa mesmo, hoje em dia, vem da música. Já percebeu?

    Se as músicas fossem cantadas na língua de Molière, e não em inglês, talvez você percebesse o dedo francês que vem assolando as pistas, lançamentos descolados e principalmente, a nossa FM.

    2011/10/7980_CoverDescolândia via gravadora Ed Banger


    SebastiAn – “Love in Motion”

    Lá em meados dos anos 90, depois de uma crítica favorável do primeiro EP do Etiénne de Crecy, Super Discount EP de 1996, feita pelo jornalista Martin James no finado semanário inglês Melody Maker, fomos apresentados ao termo french touch, que representaria uma leva de artistas vindos da França como Alex Gopher, Cassius, Motorbass, St. Germain e claro, o próprio Etiénne de Crecy, que também assinava suas produções como Superdiscount.

    Daft Punk Coca-colaEdição de 2011, à venda na Colette, do ‘Coke Club’, homenagem aos gigantes do french touch, Daft Punk.

    Mas foi só em 1997 que veio o sucesso comercial e mundial via Daft Punk, Air e depois pelo projeto Stardust “Music Sounds Better with You”, em que  Thomas Bangalder, uma das metades do Daft Punk assina ao lado de Alan Braxe.

    Depois não se parou mais. Bob Sinclair, que se chamava oficialmente DJ Chris Le Friant, e que veio de uma época em que precisava prensar discos na Bélgica e depois correr pra Londres pra fazer a música chegar nas lojas especializadas, fez em 2005, depois de alguns hits, a segunda grande explosão da french house com “Love Generation”, música aliás que ainda está proibida de voltar a tocar nas pistas.


    Breakbot – “Baby I’m Yours”

    Depois do talentoso Stuart  Price, que entre muitas produções fez dois discos para Madonna, “American Life” e “Confessions on a Dancefloor”, e outros nomes como Dmitri from Paris, Kid Loco, Llorca, Sebastien Tellier, DJ Gregory, I:Cube, Joakim, Fred Falke, Mr. Oizio, hoje estamos no reinado francês de David Guetta, Justice, SebastiAn e das gravadoras Ed Banger e Kitsuné.

    2011/10/7982_justice_simpsons Justice, aqui em versão Simpsons, prepara disco para fim do ano de olho em Led Zeppelin, “Houses of the Holy”

    Na turma dos DJs, enquanto David Guetta explora até a última gota a sua parceria com a turma do hip-pop com seu novo disco “Nothing But The Beat”, que deve ter data de lançamento para o dia 29 de agosto, outro francês vem comendo pelas beiradas do FM, o hello Martin Solveig.


    Martin Solveig em disputa nas quadras com direito a pólo Lacoste e tudo

    Para não deixar o rei Francisco I, que por meio da “Ordonnance de Villers-Cotterêts”, de 1539, que impunha a língua francesa como idioma oficial da França e também o Cardeal Richelieu, que fundou a Academia Francesa no ano de 1635, enlouquecidos, um hit cantado em francês, mesmo vindo de um belga, Stromae, ainda toca sem parar nas rádios brasileiras.

    2011/10/7983_stromae-660x440Stromae do hit “Alors Dance”, tem “Cheese” como nome do seu CD de estréia

    O francês é uma das línguas estrangeiras mais estudadas em todo mundo e, ainda que não esteja entre as cinco mais faladas, não perdeu a majestade. Ouvir o grupo de nome Brigitte, que é em homenagem a vários ícones dos anos 60 e 70 com o mesmo nome como Bardot, Fontaine, Lahaie, confirma. Bravo!


    Dupla formada por Aurelie Maggiori e a vocalista Sylvie Hoarau, formam o Brigitte em “Batte-Vous”

    Felipe Venancio é DJ e produtor musical e sócio da 12” Agência de Música. Ele escreve mensalmente neste espaço

    Não deixe de ver
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar
    Lançamento: ‘‘ADORO DJS’’ celebra aniversário de 20 anos do Noporn
    Lollapalooza anuncia line-up para a edição de 2024
    Taylor Swift e suas diferentes fases de estilo
    Mark Ronson e Sabato de Sarno se unem para remix de canção que já está disponível
    Stray Kids: conheça um dos maiores fenômenos da 4a geração do KPOP
    Favorite Band T-shirt Project inaugura amanhã (26) na Galeria BG27