FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Instagram é o novo Sartorialist?
    Instagram é o novo Sartorialist?
    POR Redação

    Por Bia Granja

    Baseado na nova onda de aplicativos fotográficos e se aproveitando da crescente onda egocêntrica que define a geração que vive conectada em redes sociais, o Instagram, com apenas quatro meses de vida, já tem mais de 2 milhões de usuários cadastrados e acaba de receber investimento de 7,5 milhões de dólares. Se você tem um iPhone (ainda não existe versão pra outros aparelhos) e é um jovem ligado em tendências, há grandes chances de já ter sua conta nessa rede social mobile.

    Pra quem não conhece, o Instagram é uma espécie de Twitter, mas ao invés de textos, você só pode postar fotos. São três as grandes sacadas que fizeram o aplicativo virar hype em tão pouco tempo: 1) os efeitinhos vintage que podem ser aplicados as fotos, transformando qualquer imagem em obra-de-arte hipster, 2) o componente “rede social”, em que você pode seguir as fotos das outras pessoas, comentar e “curtir”, 3) ele ser totalmente integrado com as demais redes sociais, bastando um clique pra que suas imagens se espalhem pela sua conta do Twitter, Facebook, Foursquare, Flickr…

    Você pode dizer que não tem tempo pra mais uma “rede social modinha da estação” e que essa nerdice não tem nada a ver com o seu trabalho. Porém, caro fashionista, pra quem é chegado em qualquer tipo de pesquisa antropológica, o Instagram é uma fonte inesgotável (e em tempo real) do que anda fazendo a cabeça das (até o fechamento desde texto) 2 milhões de pessoas cadastradas (jovens, em sua maioria) que o alimentam com mais de 300 mil imagens diariamente.

    Se antes a gente ia pra rua observar as tendências e armazená-las em blogs recheados de flagras do “street fashion”, agora a gente acessa o Instagram e, com uma simples busca, tem contato direto com o grande caldo de referências, usos e tendências que estão rolando mundo afora.

    Se você não tem iPhone, não se desespere, existe um site chamado Heroku (ainda meio em beta) que faz uma busca por hashtags entre as fotos mais populares do Instagram. Que tal, por exemplo, dar uma olhada em como as pessoas estão usando estampa de #leopardo por aí?

    2011/10/5843_2011/10/5844_instagrama_leopardo

    Ou ainda, tá querendo ver como o povo anda mixando acessórios? É só dar um search por #ring, #necklace, #sunglasses, #bag

    2011/10/5842_instragram_oculos

    Divertido, né? #spfw, #boots, #leather, #jeans, #bikini, #tshirt, #jeans… O céu, ou sua criatividade, é o limite pras sua imersão no universo fashion do Instagram. ;-)

    2011/10/5841_2011/10/5844_instagram_shoes

    Bia Granja, editora do youPIX e agitadora da área de internet, publica sua coluna mensalmente neste espaço.

    Não deixe de ver
    Meta é processada por 33 estados por ameaçar a saúde mental dos jovens com o Instagram
    Vision Pro, o aguardado óculos de realidade virtual da Apple vai custar quase 18 mil reais
    Papa Fashion: imagem viral em Inteligência Artificial é obra de jovem artista digital
    Takashi Murakami lança collab com Hublot no mundo físico e digital
    Inteligência artificial: como essa ferramenta impacta a moda?
    BRIFW 2022: evento de moda imersiva revela a programação completa
    Nike adquire empresa de sneakers digitais RTFKT
    Por dentro da exposição em Metaverso de Lucas Leão
    NFT: O Que É, Porque Vale Milhões e Como Ela Pode Impactar a Moda?
    OnlyFans expande atuação com fundo de apoio a artistas independentes
    FFW