SÃO PAULO, 01 de dezembro de 2010
Por André Rodrigues (@randreh)
Partindo do filme "A Viagem de Chihiro", do japonês Hayao Miyazaki (vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2003), a Der Metropol embarca numa outra viagem muito própria, absolutamente autoral. Os 6 primeiros looks, todos casacos quadradões confeccionados em maxi tressê numa cartela com pontos de furta-cor, elevam o streetwear da marca a um patamar super pop, alegre, usável _nem leve, nem pesado, completamente capacitado para aquecer o nosso suave inverno. Essa tela tressada também aparece em calças e bermudas, texturizando os looks como um todo e transmitindo um alto teor de conforto.
Quando abandona a malharia de algodão e entra nos metalizados e sintéticos, a Der Metropol energiza a passarela e exibe seu lado mais editorial de moda, menos look de rua, com ótimas jaquetas bomber (olho nas fotos #8 e #14). Na sequência, vem a alfaiataria que é visualmente impecável, com tudo no lugar: calças, coletes, camisas, shorts e 1 blazer desconstruído mais que muito lindo (foto #19). Um pouco distante da pegada street que abre o desfile, essa etapa alfaiate do estilista perturba de leve a edição geral do desfile _é como se fosse 1 outra coleção_ mas, mesmo assim, é extraordinária. Nesta apresentação, a harmonia entre o inventivo e o usável é simplesmente perfeita, assim como o styling bem equilibrado sob comando de Marcio Banfi.
Mario Francisco, estilista que comanda a grife, fechou fechando a Casa de Criadores inverno 2011. Este seu desfile orbita não somente entre os melhores do evento, mas também apresenta um desafio enorme para as demais marcas brasileiras que querem apostar no guarda-roupa masculino. A Der Metropol já saiu na frente. Comecem a correr atrás do prejuízo.