Temos diante de nós uma nova Forum Tufi Duek, algo anacrônico, por levar o nome do designer e empresário que escreveu a história desta marca icônica para a moda brasileira, e nesta temporada desenhada inteiramente por Eduardo Pombal, o estilista a quem coube a tarefa de substituir o fashion mogul que costumava correr na passarela agradecendo os aplausos de seu público. Na moda, entretanto, essas coisas acontecem, e essa música não é incomum. Basta pensar em Francisco Costa na Calvin Klein e temos algo parecido, um criador que deve continuar sob a partitura de outro, porém de quem se exige instalar ali também sua própria escrita.
Também é dessas reviravoltas que aparece novamente em cena a figura de Giovanni Bianco como diretor geral, ele que nos anos 1990 foi a outra metade da Forum antes de ser Forum Tufi Duek. Em constante e criativo cabo-de-guerra, Giovanni e Tufi produziram alguns dos mais instigantes momentos da marca naquela década, até o rompimento. Muitos anos depois, Giovanni, ainda com Tufi, voltaria a cuidar das campanhas, mas já sob outras batutas.
Neste inverno 2010, o temido diretor de arte entra na concepção do desfile como um todo, trazendo a stylist norteamericana Patti Wilson e fortalecendo a confiança de Eduardo Pombal neste seu debute, por assim dizer.
E a nova Forum Tufi Duek ganha ares de Forum velha (lembrando até mesmo o lendário desfile da fábrica de talheres). O que não é ruim. O mundo e a moda dão voltas, e é mesmo a hora de olharmos para um minimalismo 90, limpo, seco, sharp _mas com um twist. Este vem dos materiais e da tecnologia têxtil, no patchwork das texturas e no mix de superfícies, na pegada fosca, no neoprene de seda, no luxo cool (não flashy).
A nova Forum Tufi Duek se despe do estilo pirighetchy que vinha assombrando suas passarelas, trabalhando sobre linhas e goemetrias, como na ótima “saia box” estruturada. Tomara que as consumidoras da marca não procurem pelos vestidos de jérsei e adotem mesmo a sexualidade austera e contemporânea corajosamente proposta agora por Eduardo Pombal.
O desenho de imagem de Patti Wilson também privilegia o rigor, com o efeito de elásticos pretos de meias e luvas, no cabelo esticado no melhor estilo modernista dos idos de Jil Sander e Helmut Lang (da época). Na cartela, apenas o que queremos: preto, preto e mais preto, bem Forum, entrando com cinzas chumbo, marinho, verde militar e amarelo como ponto de luz.
A it-girl Lara Stone concentrou as atenções da mídia nesta semana, mas mostrou desconforto em sua entrada final (talvez os sapatos apertassem). Quem acompanha a moda se surpreendeu mais com a presença de Tatiana Abraços, que em momentos importantes desfilou Forum e muito da moda brasileira (#supermodelsbrasileiras). Ótima coleção, ótimo desfile, que marca também a fase da pontualidade, invertendo a fama da marca de velha atrasadora de line-ups…
Diretor geral: Giovanni Bianco
Styling: Patti Wilson
Direção executiva: Tubbi Schavetti PR’Com
Beleza: Daniel Hernandez
Trilha sonora: Wilson Chan
Iluminação: Maneco Quinderé