FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Alison Mosshart, da banda The Kills, inaugura sua primeira exposição solo
    Alison Mosshart, da banda The Kills, inaugura sua primeira exposição solo
    POR Augusto Mariotti
    alison mosshart retrato 2

    A artista e vocalista do The Kills Alison Mosshart ©Reprodução

    Nós conhecemos Alison Mosshart mais pelo seu nome artístico, VV, seu estilo e sua atuação no The Kills, ao lado de Jamie Hince (tocaram no Brasil em 2011, lembram?).

    Agora, em sua primeira exposição solo, ela mostra com mais força seu lado artista, que tem caminhado paralelamente ao seu trabalho com a música. No ano passado ela já participou de uma coletiva dedicada a artistas do sexo feminino.

    A mostra “Fire Power” será aberta nesta quinta (18.06) em Nova York e traz 127 obras entre pinturas, desenhos e tapeçarias que refletem sua vida na estrada: turnês, backstage e quartos de hotel. Seu trabalho é pessoal, intuitivo e imediato, como se fossem snapshots feitos à mão, seja de uma pessoa, de uma cena, um lugar, uma conversa.

    Alison cria quando tem um tempo livro entre um show e outro. E ao que parece, há muito tempo vago quando se está em turnê. “Não há nada para fazer enquanto estamos na estrada. Você espera para o teste de som, espera para entrar no palco… Basicamente estamos sempre num quartinho apertado e eu sempre tenho minhas tintas e papel comigo, então acabo produzindo um monte de coisa. É maluco viver em um ônibus, acordar em uma cidade diferente, mas só trabalhar de fato quatro horas por dia”, ela contou em uma entrevista ao WWD.

    Para as viagens, Mosshart sempre leva pinceis, lápis de vários tipos, crayon, tintas acrílicas e giz. Não há conceitos pré-definidos quando ela começa a criar, o processo é bem freestyle. “É meio como um diário pra mim, que capta o momento presente. Eu vejo um desenho pronto e sei exatamente onde eu estava e como estava me sentindo naquela hora.” Sobre as muitas pessoas que aparecem nos desenhos, ela explica: “Eu encontro tanta gente nas viagens que percebo algumas coisas sobre elas e coloco na arte. Ao mesmo tempo, nenhuma dessas imagens representa uma pessoa específica. Eu faço olhos a mais, bocas e dentes a mais. É mais ou menos pintar alguém confuso e que tem 90 pensamentos ao mesmo tempo. Como eu!”. Também pelas características do processo, a maior parte das obras é pequena, do tipo que cabe em uma mala.

    Antes de ficar famosa com o Kills, Alison estudou arte por dois anos na Universidade da Florida, onde experimentou bastante com colagem, fotografia e desenho. “A maior parte do que fiz ainda está pendurada nas paredes da casa da minha mãe”, diz. E nota que o trabalho que fazia antes era bem mais complexo e detalhista porque ela tinha mais tempo de sobra. “Hoje eu não tenho mais disponibilidade pra isso.”

    Alison começou a mostrar seus trabalhos artísticos há pouco tempo, mas para grupos pequenos e em mostras coletivas. “É um movimento diferente para mim. Se alguém dissesse ‘você vai um dia fazer uma exposição solo em uma galeria de Nova York’, eu morreria!. É totalmente maluco que isso tenha acontecido”.

    Veja abaixo alguns dos trabalhos que estarão na exposição:

    FIRE POWER @ Joseph Gross Gallery
    De 18 de junho a 11 de julho
    548 West 28th st. 232, Nova York

    Não deixe de ver
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising
    Exposição Rebojo promove artistas do Pará em Londres