20.09.2017 / Cultura / por

Conheça os highligths do Feed Dog Brasil, Festival Internacional de Docs de Moda

feed-dog-capa

Nesta semana acontece a primeira edição do FEED DOG BRASIL – Festival Internacional de Documentários de Moda,  com entrada gratuita e muitos filmes bacanas. O Feed Dog é uma parceria entre os idealizadores do In-Edit Barcelona e os produtores do In-Edit Brasil.

O evento vai de 21 a 27 de setembro na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A abertura será no dia 20, numa sessão para convidados com a exibição de The First Monday in May, dirigido por Andrew Rossi, sobre o Baile de gala do MET 2015, que teve como tema China: Through the Looking Glass, com direção de arte assinada pelo cineasta chinês Wong Kar-Wai.

O festival tem curadoria da documentarista e jornalista Flavia Guerra e traz 13 títulos nacionais e internacionais que abordam o mundo da moda e da imagem. Além da exibição dos filmes, há também debates, oficinas e uma exposição com fotos do acervo da Agência Fotosite, que tem um arquivo com mais de dois milhões de fotos de passarelas, backstages e das ruas, registradas durante 17 anos. Com curadoria de Jussara Romão, a mostra traz as imagens que melhor representam o universo Feed Dog.

Abaixo, selecionamos os destaques na programação de documentários:

The First Monday in May

O filme mostra detalhes de produção como questões orçamentárias, viagens à China, coletivas de imprensa, a escolha das peças para a exposição, que contou com o apoio do Departamento de Arte Asiática do Met, até a disposição dos convidados nas mesas para a noite da grande festa. O badalado tapete vermelho contou com a presença de celebridades, estilistas, autoridades e importantes nomes da indústria da moda como Beyoncé, Lady Gaga, George Clooney, Miley Cyrus, Madonna, Sarah Jessica Parker, Bradley Cooper, entre outros, com seus trajes de gala inspirados no tema da festa. A cantora Rihanna, que foi a grande estrela da noite com um exótico vestido feito à mão durante dois anos pela estilista chinesa Guo Pei, se apresentou no evento.

Mapplethorpe: Look At The Pictures

O longa de Fenton Bailey e Randy Barbato analisa o trabalho do fotógrafo Robert Mapplethorpe. O filme se debruça sobre os muitos processos de reinvenção do artista. A vida, repleta de altos e baixos, polêmica, sexo, amor, erotismo, arte, som, ousadia, excessos, beleza e dificuldades que Look at the Pictures traz. Sem concessões, sem receio de revelar as nuances da personalidade e do trabalho deste grande artista, que mudou não só a maneira como o mundo vê a fotografia, mas influenciou e influencia gerações de fotógrafos pelo mundo, inclusive, e talvez principalmente, os fotógrafos de moda.

Bangaologia – The Science of Style1

Documentário do angolano Coréon Dú, faz um colorido panorama da Bangaologia, suas origens, sua influência na moda e no estilo do mundo contemporâneo. Como diz um dos entrevistados do longa, “Um Bangão é sempre Bangão.” Mas o que é ser um Bangão? O que é a energia, a essência e o ingrediente africano que inspiram tanto criadores de arte, de moda e estilo quanto músicos e apaixonados pela Banga? Além de buscar respostas, Coréon Dú quebra conceitos pré-concebidos sobre a cultura e a moda africana e traz um olhar autêntico sobre a África atual e multifacetada. Coréon Dú é uma das mais proeminentes personalidades do mercado criativo africano atual. É dele o doc I Love Kuduro, de 2014. Bangaologia já integrou a programação de diversos festivais pelo mundo e recebeu a Menção Honrosa no Indie Fest Film Awards 2017 e foi indicado a Melhor Documentário do London Fashion Film Festival 2016.

Deixa na Régua

O doc deEmílio Domingos acompanha o dia a dia das barbearias da Zona Norte do Rio de Janeiro para revelar como os jovens se relacionam com a beleza, a moda, a vaidade e mantém suas relações de amizade. O diretor retrata como passar o dia no salão é um momento importante da vida dos jovens das comunidades cariocas e dos barbeiros Belo (Vila da Penha), Ed ( Morro da Caixa d’Água) e Deivão (Piabetá, Magé), que comandam os trabalhos e criam os mais diversos cortes e desenhos artísticos. Deixa na Régua é o segundo longa da “Trilogia do Corpo” que Domingos está realizando e que começou com A Batalha do Passinho.

Out of Fashion

Dirigido por Jaak Kilmi e Lennart Laberenz, o filme mostra o desperdício e os impactos ambientais e sociais da indústria da moda. É por meio da jornada da estilista Reet Aus que o espectador entende que o jeans que se compra em uma loja na Europa contém não só produtos tóxicos em sua composição, mas carrega também um histórico de desperdício e uma cadeia produtiva nada sustentável. Reet quer convencer as grandes corporações a trabalhar com o upcycling para diminuir o desperdício no mundo todo. Para isso, ela viaja desde a Estônia, onde vive, até Bangladesh, onde visita a confecção que fabricou a calça jeans que ela comprou na Europa.

Le testament d’Alexander McQueen

Dirigido por Loïc Prigent, mostra o legado de um dos mais influentes e emblemáticos criadores contemporâneos do mundo da moda. Seu legado permanece e vai continuar influenciando gerações de artistas, estilistas, criadores e até consumidores. McQueen cresceu no subúrbio de Londres e soube como ninguém aliar suas referências de uma infância simples aos grandes símbolos e referências da arte e do mundo fashion.

Modelmodel_1

De Frederick Wiseman, um dos grandes documentaristas da história, acompanha o cotidiano de uma agência de modelos de elite do Upper East Side de Manhattan. Lançado em 1980 e rodado em preto-e-branco, o filme revela os bastidores de uma das facetas mais sedutoras e complexas do mundo da moda. Wiseman recebeu um Oscar Honorário em 2016 em reconhecimento à sua carreira e sua importância para o cinema e um Leão de Ouro em 2014. Ele mostra os testes rigorosos, os padrões exigidos, as jornadas exaustivas de ensaios fotográficos, a luta para ter um bom portfólio e encontrar seu espaço em uma profissão competitiva e muitas vezes solitária.

Helmut Newton: Frames From the Edge

A trajetória de um dos maiores ícones da fotografia está no documentário do diretor Adrian Maben. Provocativa, a fotografia de Newton é marcada pela sensualidade da figura feminina. Seu trabalho autoral ajudou a introduzir o nu em diversas publicações de moda e a definir os padrões de beleza do Século 20.

 


Relacionados


Veja Também