FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Exposição em Nova York reúne obras inspiradas no universo de Wes Anderson
    Exposição em Nova York reúne obras inspiradas no universo de Wes Anderson
    POR Camila Yahn
    exposicao wes anderson nova york

    Pintura “Oh… Margot”, da artista Christine Aria, que participa da exposição sobre Wes Anderson ©Reprodução

    Até onde o trabalho de um cineasta pode inspirar? O que o faz ressoar além das telas?
    Criar um universo estético que se reafirma filme após filme sem ficar repetitivo é uma tarefa árdua e não é qualquer diretor (por mais talentoso) que alcança isso.

    É exatamente o que Wes Anderson vem fazendo: criando um mundo particular com cores, personagens, músicas e situações que são automaticamente reconhecidas como “Wes Anderson”. “Eu escrevo uma história e ela é totalmente diferente da última história, mas a caligrafia é a mesma e eu não posso escapar disso. É a minha personalidade e não quero me forçar a adotar a caligrafia de outra pessoa”, explica o diretor.

    Sua obra já inspirou livros, paleta de cores, restaurante e videogame, e agora é a base da exposição “Bad Dads VI”, que chega a Nova York em formato pop-up, com duração de apenas três dias.

    A mostra reúne 70 artistas cujo trabalho faz alguma referência ao cinema cult de Anderson, com obras que vão de aquarelas a esculturas de madeira, pinturas bonitas, outras descartáveis. Na página do evento no Facebook, podemos ler: “Vamos mostrar uma turma com diferentes talentos e estilos, mas todos abordam seus trabalhos da mesma forma meticulosa que Wes. Olhamos para o mundo estético que Anderson estabeleceu e cada artista ficou livre para escolher seu filme ou personagem, resultando em uma grande variedade de portraits, ambientes hiperdetalhados, temas e motivos icônicos, todos os elementos que vemos em seus filmes”.

    Muitas das imagens já circulam por sites e Instagrams, como o da artista Christine Aria, pois essa mostra acontece há seis anos em São Francisco, uma iniciativa da Spoke Art, galeria que trabalha muito com novos artistas de ilustração e pintura. A cada edição, novos trabalhos são produzidos, novos artistas integrados. Espere ver pinturas dos personagens de Bill Murray, Jason Schwartzman, Owen Wilson (três colaboradores fixos de Anderson), Gwyneth Paltrow e a dupla Jared Gilman e Kara Hayward, de “Moonrise Kingdom”.

    Mas o buzz em torno de Nova York também tem sua conexão com o diretor americano. É onde foi filmado um de seus filmes mais conhecidos, “The Royal Tenenbaums” e também é onde Wes vive.

    Fazer uma exposição sobre um diretor cultuado, reunindo 70 artistas em apenas um final de semana, fala bastante também sobre a época atual. Já há mais de 40 mil pessoas confirmadas para visitar a Joseph Gross Gallery, no Chelsea, a mesma que atualmente expõe a mostra de Alison Mosshart. Imagine as longas e inevitáveis filas… Mas nessa cultura do imediato, com os artistas postando as obras e seus processos nas redes sociais, quanto tempo você leva para gostar ou não de uma imagem? Ainda mais tratando-se de um repertório que já está no nosso imaginário (dos que assistem aos filmes de Anderson), e que é de fácil compreensão. Se o ritmo dentro da exposição for tão rápido quanto damos likes no Facebook ou no Instagram, então a fila deve andar rápido.

    “Bad Dads VI” @ Nova York
    De 7 a 9 de agosto
    548 W 28th St
    + Joseph Gross Gallery

    Não deixe de ver
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising