26.11.2015 / Cultura / por

YOUTH, mostra de Hick Duarte, traz olhar sobre jovens de hoje

EXPOYOUTH3

Acontece, nesta quinta (26), a inauguração da exposição “YOUTH”, de Hick Duarte, no novo endereço da livraria e revistaria Prince Books, agora na Oscar Freire (número 1.128), ao lado do restaurante Chez Oscar. Colaborador assíduo do FFW e da FFWMAG, o fotógrafo lança olhar sobre os jovens contemporâneos, fotografados ao longo deste ano, a maioria em São Paulo, mas também em Paris e Nova York. “Para mim, as imagens compartilham uma informação global de juventude”, acredita.

Os retratados das 15 fotos da exposição (13 delas analógicas, registradas em 35 mm) são garotos e garotas que Hick conheceu recentemente e que chamaram a atenção dele por um ponto comum. “Eles me surpreenderam pelo senso de estilo e por acumularem referências de música, moda e cultura urbana num ritmo insano e sob uma ótica de vanguarda.” E isso aconteceu não só nas capitais internacionais, mas principalmente nas ruas paulistas.

“Essa é uma situação com que tenho me deparado com cada vez mais frequência: uma informação superespecífica de cultura urbana chegando ao Brasil e encontrando adeptos fora de um meio econômico altamente favorecido. Um jovem brasileiro de 15 anos se conectando ao universo estético do Gosha Rubchinskiy, do Haider Ackermann, do Virgil Abloh, por exemplo. Acho que esse acesso precoce a uma informação de moda especializada já é uma realidade no País e diz muito sobre a geração que está por vir. É um outro nível de relação com a Internet”, conta Hick, lembrando que todos os fotografados brasileiros têm, no máximo, 20 anos.

 

O fotógrafo Hick Duarte (essa foto não é parte da exposição)
O fotógrafo Hick Duarte (essa foto não é parte da exposição)

Aos 24 anos, Hick poderia ser um de seus próprios personagens. Talvez por fazer parte da mesma geração que retrata, o olhar sobre esses garotos e garotas traga uma relação de cumplicidade honesta e direta, genuína e desconcertante para quem está vendo as fotos. A intimidade de quem conhece o universo do retratado muito bem, com vontade de interpretá-lo sem deformar sua essência fica claro na abordagem das imagens, simples e fortes, sem rodeios, uma das qualidades que coloca o fotógrafo como uma das promessas de sua geração, destaque da nova safra de talentos da moda.

Formado em jornalismo em Uberlândia (MG), sua cidade natal, Hick chegou a fazer alguns estágios na área, imaginava unir texto e imagem ao fotografar para as reportagens que escreveria, mas logo percebeu que preferia a câmera ao teclado do computador, estava interessado em “documentar mais do que narrar, do que analisar usando palavras”. Mudou-se para São Paulo e começou a fotografar festas, festivais de música e marcas independentes de moda.

“Hoje me vejo como um fotógrafo focado em moda, comportamento e cultura jovem. Ainda com forte influência da minha obsessão pelo registro documental, de histórias autênticas e reais”, conta Hick. Alguns de seus trabalhos incluem o registro das performances de “Terra Comunal”, primeira exposição de Marina Abramovic no Brasil (como parte do time escalado pela artista), fotos autorais de  backstages de desfiles da semana de moda de Paris (para a M.A.C.) e do SPFW e direção criativa do Heineken Glass Room, um espaço dentro do Museu Oscar Niemeyer, em Curutiba, que a Heineken abre todo ano para abrigar algumas festas da cidade. Ele também já fez outra exposição antes de “YOUTH”, a “OLD SOULS”.

“Meu estilo de fotografia está fundamentado em um olhar simples, minimalista e conectado a uma estética global. Ainda estou na fase de construção da minha própria identidade estética e gosto de experimentar linguagens e suportes da fotografia que atravessam o tempo. Tenho feito experimentos frequentes com fotografia analógica (35mm) e com a linguagem de vídeo em VHS, por exemplo.”

“YOUTH” fica em cartaz até o fim do ano na Prince Books. As fotos estão à venda em formato de pôster.

@hickduarte

 


Relacionados


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×