FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Em novos suportes, jovens talentos renovam o design brasileiro de objetos
    Em novos suportes, jovens talentos renovam o design brasileiro de objetos
    POR Redação

    “Falta emoção no design e na arquitetura atual do País”, disse, há três anos, Sérgio Rodrigues. Se depender da nova safra brasileira de designers de objetos, o arquiteto criador da poltrona mole (um dos ícones do design nacional) terá que reformular a declaração. Atentos a novos suportes e materiais, muitos com preocupação genuína com o caráter sustentável de suas criações, esses designers estão dando uma injeção de vigor às mais diferentes peças do universo da decoração (funcional ou não).

    Não à toa, a holandesa Li Edelkoort, dona do Trend Union, um dos birôs de pesquisa de tendência de comportamento de estilo mais respeitados do mundo, afirmou, em visita ao Brasil, que o design de objetos é hoje a área mais criativa do País (sorry, fashionistas, mas foi isso mesmo). Seja em louças, vasos, talheres, luminárias e até em plantas e azulejos, pequenas marcas e estúdios independentes têm conseguido elevar os nossos produtos a um novo e belo patamar, com identidade nacional e qualidade de design que se destacam em feiras e eventos internacionais.

    A seguir, conheça cinco nomes do design brasileiro de móveis e décor que vão transformar o olhar sobre a sua casa. Muitos deles estão à venda no site Boobam.

    Lurca Azulejos

    lurca_ilustracao_tunis_alta

    Kit de azulejos “Tunis”, da Lurca, que fazem parte da coleção “Tanger” ©Reprodução

    Os azulejos da Lurca são especiais, com grafismo que faz referência à azulejaria tradicional portuguesa e ao trabalho de Athos Bulcão numa versão muito marcante e particular. Podem ser usadas em cozinhas, banheiros e até mesmo formando um painel na sala, tamanha é a qualidade do design.

    Selvvva

    selvvva_combinacao5

    Os suportes para vaso “Andorinha baixa” e “Andorinha média”, da Selvvva ©Reprodução

    Criada pelas arquitetas Julia Rettman, Marina Smit e Denise Yui, a Selvvva desenha suportes para plantas de ferro esmaltado com design limpo com toque retrô, inspirado nessa ideia de casa brasileira de vó. Uma avó muito cool, diga-se de passagem. Na onda de marcas que vem surgindo para mudar a cara do paisagismo de interiores, a Selvva cria também os arranjos com plantas como cactos (uma febre agora), samambaias, marantas, entre outras.

    Brunno Jahara

    bruno-jahara

    A linha “Batucada”, de Brunno Jahara, feita com alumínio reciclado ©Reprodução

    Carioca, 37 anos, com escritório em São Paulo e experiência dos oito anos que viveu fora do Brasil, Brunno Jaharar mistura elementos com fortes raízes da identidade brasileira com linhas clean e um olhar sofisticado contemporâneo que faz com que suas peças e parcerias com marcas como a de louças portuguesas Vista Alegre sejam daqueles itens desejo de cortar os pulsos. Há uma forte preocupação com a sustentabilidade vista em coleções como a Conterrâneos, feita com materiais como argila e vidro. “O design deve transmitir bem-estar e deixar um sorriso no rosto de quem usa ou vê um objeto. Ele pode melhorar a vida no dia a dia de cada um”, acredita Bruno.

    Jader Almeida

    Poltrona Isa_Jader Almeida

    A poltrona “Isa”, de Jader Almeida ©Reprodução

    Aos 35 anos, Jader Almeida é um dos destaques entre os jovens designers de móveis brasileiros, com peças como sua poltrona Clad. Com parcerias com grandes marcas como a Artefacto, ele prima por um design fluido, com elementos ao orgânicos e geométricos. “Busco a racionalidade, a geometria simples, em formas puras com estética atemporal. Busco criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas com o olhar para frente, pensando que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanhã.”

    O Formigueiro

    MATRACA_03

    As luminárias “Matraca”, do coletivo de designers O Formigueiro ©Reprodução

    O coletivo de designers cariocas formado em 2013 cria móveis e objetos de decoração marcantes a partir de materiais como alumínio, madeira reciclada e resina. Cada peça começa a partir de uma forma abstrata, que será desenvolvida de maneira conjunta, parte da filosofia da marca.

    Rodrigo Ohtake

    Rodrigo-Ohtake_Conjunto-Parquinho

    O conjunto de bancos “Parquinho”, de Rodrigo Ohtake, que estavam expostos na Made deste ano ©Reprodução

    Neto de Tomie e filho de Ruy Ohtake, Rodrigo Ohtake  investe num design com espírito lúdico, com cores vibrantes e desenho livre, sem deixar de lado a funcionalidade, se destacando no cenário do design e da arquitetura desde 2011, quando abriu escritório próprio. Entre os destaques de seu trabalho estão os divertidos e deliciosos conjunto de bancos Parquinho e o balanço BC.

    Não deixe de ver
    Mário Queiroz apresenta curso de Comunicação e Moda na escola de verão da PUC SP
    Carlos Penna inicia o novo ano com Escarcéu
    Feira da Jabuticaba celebra vigésima edição em São Paulo
    Peach Fuzz: Pantone revela a cor do ano de 2024
    Flávia Madeira inaugura loja no Shopping Iguatemi
    Troye Sivan lança marca de beleza e lifestyle
    Gift Guide de Natal: presentes para dar e receber
    BOTTEGA VENETA LANÇA CADEIRA E LIVRO COM GAETANO PESCE EM MIAMI
    Design de joias japonês é tema de nova exposição da Japan House
    Stylist Renata Correa e Micasa se unem para linha de móveis