Por Alexandre Ougata
Um grande letreiro em preto e branco com as siglas SPFW N41 dá as boas-vindas aos visitantes do São Paulo Fashion Week, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera. O tema desta edição, “Mãos que valem ouro”, celebra a capacidade humana de se reinventar e colocar a mão na massa, e a cenografia do evento se alinha ao conceito para criar um ambiente onde a força humana motriz seja ressaltada. Assim, os bancos disponíveis na sala de imprensa e nas áreas de livre circulação da Bienal do primeiro andar foram desenvolvidos por participantes do I Desafio Design Odebrecht Braskem. Ainda neste piso, estão alocadas duas exposições fotográficas: “How do I feel today”, da modelo e artista plástica Nathalie Edenburg; e o projeto Apolônias do Bem, que registrou o antes e depois de mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pela ONG Turma do Bem.
Um grande telão projeta as movimentações nos backstages e salas de desfiles. Próximo a ele ficam os food trucks e os lounges das marcas patrocinadoras.
A Sala SPFW por Casa Cor, projetada por Antonio Ferreira Jr. e Mario Celso Bernardes, situada no primeiro andar da Bienal, recebe desde o primeiro dia de evento palestras e debates sobre moda, design e negócios. Próxima à rampa de acesso aos andares, a já tradicional loja FFWSHOP vende objetos de moda e arte.
E para destacar as colunas e curvas características do estilo de Oscar Niemeyer –responsável pelo projeto arquitetônico do Pavilhão da Bienal -, iluminações especiais estão espalhadas pelo prédio.
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