26.11.2015 / Viagem

Isay Weinfeld desenha primeiro projeto residencial em NY

Vias privativas de "Jardim", nova empreitada de Isay Weinfeld
Vias privativas de "Jardim", nova empreitada de Isay Weinfeld

Isay Weinfeld, arquiteto brasileiro que fez fama mundial com seus projetos simples e luxuosos, anunciou seu primeiro empreendimento em Nova York. “Jardim”, espécie de oásis urbano, pega carona no atual movimento dos empreendimentos de luxo na região do Chelsea, próximo ao parque High Line, no sul de Manhattan.

O projeto foge completamente da concepção arquitetônica nova-iorquina de aproveitamento máximo do espaço. Ao invés disso, Isay preferiu desenhar calçadas privativas e amplos jardins dentro do prédio, que terá duas pequenas torres com altura máxima de 9 andares. “Não é um tipo de arquitetura que grita, é uma arquitetura que fala baixo. Tento conduzir as pessoas pelos espaços como num filme. Você espera que as pessoas sintam algo das proporções deles”, disse Weinfeld à revista Wallpaper.

O prédio será feito de alvenaria de tijolo e cimento, detalhe que realça formas em madeira nos jardins e espaços livres, dando equilíbrio à equação natureza-cidade, tema que norteou todo o projeto. “Não é uma questão de beleza. O prédio precisa funcionar para fazer sentido”, ressaltou o arquiteto, que mudou os planos iniciais de fazer duas torres separadas juntando-as em um só prédio, como nas casas geminadas.

Confira na galeria as prévias do empreendimento, que tem inauguração esperada para 2017.


Relacionados


Veja Também