FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Alta-costura em aquarela e pinceis: conheça David Downton
    Alta-costura em aquarela e pinceis: conheça David Downton
    POR Redação

    Vestidos da Valentino nos traços do ilustrador David Downton ©Reprodução

    Tão antiga, mas, ao mesmo tempo, tão moderna. A ilustração é, em sentido amplo, a mais ancestral das artes, além de a primeira forma de expressão conhecida da humanidade. Após décadas em baixa, graças ao advento da fotografia, renovou-se, já que, dizem, a vida é cíclica. A representação pictórica, seja ela pintura em aquarela ou simples desenho em tinta nanquim, voltou a ganhar espaço em publicações impressas de caráter editorial e, eventualmente, comercial.

    O ilustrador inglês David Downton ©Reprodução

    David Downton é, provavelmente, um dos responsáveis por tal resgaste, ao menos no âmbito da moda. O ilustrador, natural de Kent, no sul da Inglaterra, é colaborador assíduo da “Vogue” britânica, já produziu imagens para a Chanel e Burberry e, desde 1996, cobre as semanas de alta-costura de Paris, onde retrata os looks mais marcantes de todos os desfiles. Em 2007, ele lançou revista “Pourquois Pas?” e, três anos depois, o livro “Masters of Fashion Illustration”, em que compilou obras de Andy Warhol, Tony Viramontes, René Bouché e Giovanni Boldini, entre outros.

    Em entrevista realizada por Tony Glenville, Downton comentou que sua relação com a moda começou acidentalmente, já que não era particularmente ligado ao assunto. Quando foi contratado pelo “Financial Times” para ilustrar os desfiles da semana de alta-costura de Paris, em julho de 1996, ele também produzia conteúdos bem diferentes, que iam de “livros infantis a manuais sexuais”, conforme revelou. A oportunidade lhe abriu as portas para, em suas palavras, um “mundo mágico”, dominado por cores, tecidos e texturas.


    Dita Von Teese retratada por David Downton ©Reprodução

    Já as séries de retratos femininos começaram quando Downton pediu para desenhar a ex-modelo japonesa Marie Helvin. “A ilustração ficou muito boa e comecei a planejar um livro [somente] com desenhos das mulheres mais incríveis do mundo”, contou. A tal obra ainda não foi publicada, mas ele, de fato, já delineou as formas de beldades como Cate Blanchett, Erin O’Connor, Lily Cole e Dita Von Teese.

    + Veja na galeria abaixo mais ilustrações de David Downton:

    Não deixe de ver
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising