FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    A colaboração de Jonathan W. Anderson e Anthea Hamilton para a Tate Britain
    Performer que faz parte da obra Squash, de Anthea Hamilton com figurinos criados pela Loewe / Reprodução
    A colaboração de Jonathan W. Anderson e Anthea Hamilton para a Tate Britain
    POR Redação

    Jonathan W. Anderson dá mais um passo em direção à arte contemporânea, reafirmando como sua visão pode ser usada muito além da moda. Esta semana seu nome ficou em evidência na cena artística com a abertura da exposição Squash, de Anthea Hamilton, na Tate Britain. Com a Loewe, onde atua como diretor criativo, ele criou os figurinos – incríveis, por sinal – para o recém lançado projeto.

    A mostra é importante por diversos motivos: é uma das principais comissões anuais criadas por grandes instituições, o que coloca em grande evidência o artista selecionado. A obra inédita, feita especialmente para a ocasião, fica exposta por seis meses nos grandes salões chamados Duveen Galleries, espaço que é o coração da Tate Britain.

    Outra razão é que a própria Anthea é uma das artistas mais comentadas do momento. Nomeada ao Prêmio Turner em 2016, ela é a primeira artista negra a ser comissionada pela Tate e está sendo reconhecida por seu trabalho provocador e bem humorado e que incorpora elementos de moda, design e cultura pop. “Anthea tem feito uma contribuição única para a arte britânica e internacional com seus trabalhos visualmente lúdicos e que causam reflexão. Ela cria experiências inesquecíveis que tanto provocam quanto deliciam”, diz Alex Farquharson, diretor do museu.

    A obra que rendeu a indicação ao prêmio Turner, Project for a Door (After Gaetano Pesce), foi inspirada em uma foto de uma modelo feita pelo designer italiano Gaetano Pesce. É um bum bum gigante de um homem feito de espuma colorida, vinil e resina. É a interpretação de Anthea para uma proposta não finalizada de Gaetano para o prédio de um escritório em Nova York (veja a foto na galeria abaixo).

    Squash é um projeto de instalação e performance e foi primeiramente inspirado em uma imagem que ela viu anos atrás de uma pessoa fantasiada de abóbora deitada em uma videira. Essa imagem está diretamente relacionada à colaboração de Jonathan Anderson – Hamilton convidou o estilista para criar os figurinos que os dançarinos usam diariamente nas performances. São sete figurinos super elaborados, cada um inspirado por um tipo diferente de abóbora. É bem surreal e exatamente o que torna essa obra tão envolvente. “Anthea me procurou com uma visão bem específica e nós realizamos.  Levou dois meses, fizemos tudo em um espaço bem curto de tempo, mas fiquei feliz com o resultado”, diz JWA à Vogue. As cabeças são feitas de fibra de vidro e são bem pesadas. Para as roupas, Anderson usou couro pintado à mão, tricô, veludo, seda… “É tão interessante ver suas roupas de uma forma diferente. Adoro ver os dançarinos se movendo com elas”.

    Anthea Hamilton e Jonathan W. Anderson / Reprodução

    Anthea Hamilton e Jonathan W. Anderson / Reprodução

    Todo o piso das galerias foi coberto por azulejo. “Serve como uma alternativa à arquitetura autoritária das Duveen Galleries e também para funcionar como um palco para os performers, um espaço neutro que está nos termos dos artistas mais do que da instituição”, diz a artista ao The Telegraph. “Mas o mais legal é que, apesar da escala da instalação e a complexidade da obra, a essência do trabalho é que ele é lento, um projeto secreto. E os performers são os únicos a par das referências desse trabalho – eu compartilhei esses segredos com eles. A duração da performance, os inúmeros figurinos e a longa duração significa que nenhum visitante poderá ver tudo o que está sendo feito. Para eles, será diferente a cada visita”.

    Anthea e JWA coleciona obras de Anthea Hamilton e os dois começaram a trabalhar juntos em 2015 quando ele encomendou trabalhos novos para uma exposição da Fundação Loewe no Miami Design District.

    Squash fica exposta na Tate Britain até outubro.

    Não deixe de ver
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising