11.04.2018 / Arte / por

A próxima performance de Marina Abramovic será, literalmente, eletrizante

Marina Abramovic / Reprodução
Marina Abramovic / Reprodução

Através de suas performances, Marina Abramovic já enfrentou muitos dos seus limites de medo e exaustão. Longe de se contentar, em sua próxima empreitada ela se coloca novamente em um ambiente de tensão: ela será “carregada” por um milhão de volts para tentar apagar uma vela com a carga elétrica absorvida pela ponta dos seus dedos. A nova façanha fará parte de uma grande retrospectiva na Royal Academy of Arts, em Londres.

Para tanto, Marina está se juntando com o estúdio Factum Arte, especializado em arte e tecnologia, para conseguir realizar a performance. Segundo um artigo no The Times, a obra faz referência á técnica Kirlian, usada no século 19 para produzir imagens impressas. “Se você for devidamente carregada, a corrente de eletricidade vinda de seus dedos poderá apagar uma vela a um metro de distância”, diz Adam Lowe, fundador da Factum Arte.

A exposição acontecerá somente em 2020, mas já está gerando buzz não apenas por causa da performance, mas também pelo fato de Abramovic ser a primeira mulher agraciada com uma retrospectiva desde que a instituição foi fundada há 250 anos.


Relacionadas


Veja Também