18.08.2016 / Arte / por

MIS abre exposição em setembro com fotografias do acervo de Frida Kahlo

Retrato de Frida Kahlo por seu pai, Guillermo Kahlo, de 1932 ©Museu Frida Kahlo
Retrato de Frida Kahlo por seu pai, Guillermo Kahlo, de 1932 ©Museu Frida Kahlo

Após as bem sucedidas mostras de David Bowie e Tim Burton, o MIS  expõe o acervo de fotografias da pintora Frida Kahlo. A partir do dia 03.09, os visitantes poderão ver a coleção de imagens da mostra “Frida Kahlo – Suas Fotos”, que já passou por Portugal, México, Polônia e chegou ao Brasil por Curitiba. As 6.500 fotografias são memórias sobre a vida da importante pintora.

+ 10 razões para amar Frida Kahlo

O acervo de imagens da artista foi descoberto quando a equipe da Casa Azul, lugar onde Frida morou com o marido e também artista Diego Rivera, encontraram no  banheiro da casa as 6.5000 fotos. Após uma seleção, o curador Pablo Ortiz Monastério dividiu 241 imagens do acervo em cinco seções temáticas: “Origens”, com retratos familiares da pintora; “Casa Azul”, cenário de muitas sessões fotográficas, com imagens de Frida ainda criança clicadas por seu pai, Guillermo Kahlo, além de amigos e familiares reunidos no espaço; “Política, revoluções e Diego”, que abordam as questões políticas, como a revolução mexicana, líderes socialistas e imagens cotidianas das repúblicas socialistas; “Corpo acidentado” uma série de fotografias feitas após o grave acidente que Frida sofreu, quando o bonde em que estava colidiu com um trem, ficando imóvel por meses – dor que foi retratada em diversos quadros da artista, como “Coluna Rota” (1944); e por último, a seção “Amores”, com retratos das pessoas mais importantes na vida amorosa de Frida, como Tina Modotti, a atriz Dolores del Río, o produtor cinematográfico Arcady Boytler, a pintora Alice Rahon e, sobretudo, de Diego Rivera.

O museu fez uma parceria com o Espaço Cultural Porto Seguro, que também abre uma mostra complementar, a “Frida Kahlo – Suas Fotos | Olhares sobre o México” e ambos os espaços oferecem serviço de van gratuito para os visitantes circularem nas duas exposições – basta apresentar o ingresso na entrada. A mostra no Espaço Cultural é composta, principalmente, por retratos realizados por famosos fotógrafos e amigos pessoais de Frida, como Man Ray, Martin Munkácsi, Edward Weston, Brassaï, Tina Modotti, Pierre Verger e Manuel Álvarez Bravo. Ambas as exibições ficam em cartaz até o dia 20.11. 

Frida Kahlo – Suas Fotos (MIS)
Data: 03.09 a 20.11
Horário: terças a sábados, das 12 às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h (com uma hora de permanência após o fechamento da bilheteria)
Local: Espaço Expositivo 1º andar
Ingresso: R$6 (inteira) e R$3 (meia) – Ingresso válido para ambas as exposições. Às terças-feiras o ingresso é gratuito. Clientes Porto Seguro + acompanhante têm 50% de desconto na compra de um ingresso
Classificação: Livre
Serviço de van gratuita transporta o público de um espaço cultural para outro.


Relacionadas


Veja Também