FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    MIS abre exposição em setembro com fotografias do acervo de Frida Kahlo
    MIS abre exposição em setembro com fotografias do acervo de Frida Kahlo
    POR Redação

    Após as bem sucedidas mostras de David Bowie e Tim Burton, o MIS  expõe o acervo de fotografias da pintora Frida Kahlo. A partir do dia 03.09, os visitantes poderão ver a coleção de imagens da mostra “Frida Kahlo – Suas Fotos”, que já passou por Portugal, México, Polônia e chegou ao Brasil por Curitiba. As 6.500 fotografias são memórias sobre a vida da importante pintora.

    + 10 razões para amar Frida Kahlo

    O acervo de imagens da artista foi descoberto quando a equipe da Casa Azul, lugar onde Frida morou com o marido e também artista Diego Rivera, encontraram no  banheiro da casa as 6.5000 fotos. Após uma seleção, o curador Pablo Ortiz Monastério dividiu 241 imagens do acervo em cinco seções temáticas: “Origens”, com retratos familiares da pintora; “Casa Azul”, cenário de muitas sessões fotográficas, com imagens de Frida ainda criança clicadas por seu pai, Guillermo Kahlo, além de amigos e familiares reunidos no espaço; “Política, revoluções e Diego”, que abordam as questões políticas, como a revolução mexicana, líderes socialistas e imagens cotidianas das repúblicas socialistas; “Corpo acidentado” uma série de fotografias feitas após o grave acidente que Frida sofreu, quando o bonde em que estava colidiu com um trem, ficando imóvel por meses – dor que foi retratada em diversos quadros da artista, como “Coluna Rota” (1944); e por último, a seção “Amores”, com retratos das pessoas mais importantes na vida amorosa de Frida, como Tina Modotti, a atriz Dolores del Río, o produtor cinematográfico Arcady Boytler, a pintora Alice Rahon e, sobretudo, de Diego Rivera.

    O museu fez uma parceria com o Espaço Cultural Porto Seguro, que também abre uma mostra complementar, a “Frida Kahlo – Suas Fotos | Olhares sobre o México” e ambos os espaços oferecem serviço de van gratuito para os visitantes circularem nas duas exposições – basta apresentar o ingresso na entrada. A mostra no Espaço Cultural é composta, principalmente, por retratos realizados por famosos fotógrafos e amigos pessoais de Frida, como Man Ray, Martin Munkácsi, Edward Weston, Brassaï, Tina Modotti, Pierre Verger e Manuel Álvarez Bravo. Ambas as exibições ficam em cartaz até o dia 20.11. 

    Frida Kahlo – Suas Fotos (MIS)
    Data: 03.09 a 20.11
    Horário: terças a sábados, das 12 às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h (com uma hora de permanência após o fechamento da bilheteria)
    Local: Espaço Expositivo 1º andar
    Ingresso: R$6 (inteira) e R$3 (meia) – Ingresso válido para ambas as exposições. Às terças-feiras o ingresso é gratuito. Clientes Porto Seguro + acompanhante têm 50% de desconto na compra de um ingresso
    Classificação: Livre
    Serviço de van gratuita transporta o público de um espaço cultural para outro.

    Não deixe de ver
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising
    Exposição Rebojo promove artistas do Pará em Londres
    Matthieu Blazy vem ao Brasil para evento da Bottega Veneta
    FFW Insider entrevista Nick Knight