31.08.2015 / Arte / por

Exposição traz trocadilhos poéticos de Verena Smit

Verena Smit em foto da exposição Lovely, na loja Pair, de seu livro homônimo ©Verena Smit
Verena Smit em foto da exposição Lovely, na loja Pair, de seu livro homônimo ©Verena Smit

As imagens em preto e branco de Verena Smit já interpretaram sua despedida de Nova York, onde morou por dois anos e meio, com fotos de amigos, objetos, ângulos da cidade. O trabalho virou o livro Lovely, que acaba de ganhar exposição, a primeira da recém-aberta loja Pair, na Santa Cecília, onde tudo é p&b, como as fotos de Verena. O olhar sem o colorido realista e com tom poético de seu trabalho também chamou a atenção do Instagram, que já destacou seu trabalho no perfil oficial da rede social algumas vezes, o que lhe rendeu mais de 100 mil seguidores de várias partes do mundo.

Aos 31 anos, a fotógrafa e artista visual consegue um resultado delicado e intimista, com um toque de humor às vezes irônico, às vezes sentimental, às vezes triste (no bom sentido), em registros de palavras riscadas que se transformam em outras, que se contradizem ou complementam, redigidas à mão ou datilografadas na máquina de escrever. É o caso do título de seu livro, um Lonely com o “n” cortado e substituído pelo “v”.

Essas séries de palavras, embora sejam fotografadas por Verena para serem publicadas na internet, na verdade são serigrafias numeradas. “No Instagram eu posto a ideia crua, a fotografia da palavra batida na máquina de escrever e riscada. Para levar para o mundo ‘real’, a serigrafia foi uma forma que encontrei de concretizar esse trabalho das frases”, explica. “Comecei a fazer algumas interferências em objetos, escrever em cartas de baralho, prato, fronhas… e o objeto virou o trabalho, mas não a fotografia do objeto”, explica.

Antes da primeira exposição individual, Verena participou de três mostras coletivas em galerias de Nova York (em 2012 e 2011), da feira SP Arte (2009) e do festival de fotografia Paraty em Foco (2007).

Lovely
Galeria da Pair Store: rua Barão de Tatuí, 195, Santa Cecília, SP
Tel. (11) 3729-8799


Relacionadas


Veja Também