FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Underwater Pavilions: a incrível exposição de Doug Aitken submersa no oceano
    Uma das esculturas em meio ao Oceano Pacífico ©Reprodução
    Underwater Pavilions: a incrível exposição de Doug Aitken submersa no oceano
    POR Redação

    Cansado do rígido sistema das galerias e museus para realizar suas exposições de arte, o artista e cineasta americano Doug Aitken decidiu se desafiar a fazer uma coisa totalmente inédita e inesperada e, não fossem as esculturas produzidas e expostas, inacreditável.

    Produzida pela Parley for the Oceans – organização que conscientiza a população e colabora para diminuir a poluição plástica dos oceanos, a exploração ilegal do mar e, consequentemente, as mudanças climáticas – e apresentada pelo Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles (MOCA), a mostra Underwater Pavilions consiste em três grandes esculturas que estão completamente submersas no Oceano Pacífico, especificamente na Ilha Catalina, localizada na costa da Califórnia, a 35 quilômetros de Los Angeles.

    Mapa da exposição ©Reprodução

    Mapa da exposição ©Reprodução

    Feitos em forma de um dodecaedro, os pavilhões foram construídos, sob orientação de biólogos marinhos e etnógrafos, com materiais pesquisados cuidadosamente. Parte de cada estrutura é espelhada, a fim de refletir para o espectador a paisagem marinha e criar um observatório caleidoscópico, enquanto as outras partes possuem superfícies ásperas, feitas com rochas para imitar as texturas de lava do oceano.

    Amarrados ao fundo do mar, os pavilhões foram acoplados em meio ao ecossistema do oceano. Isto é, além dos espectadores, todos os animais aquáticos também poderão nadar dentro e através das esculturas, como aconteceu com uma espécie de peixe não encontrada nesta cadeia de ilhas há cerca de 30 anos, à qual um grupo de mergulhadores registrou imagens desses peixes dentro dos pavilhões e as enviou para Doug.

    “É realmente uma escultura viva, uma obra de arte que vive sua própria vida completamente independente de nós”, explica Doug à Amuse, revista digital da i-D. “É uma arte fora da arquitetura. Destina-se a evoluir e mudar seu ambiente ao longo do tempo”, diz referindo-se à mudança de ambiente que as esculturas terão constantemente, haja vista que as correntes do oceano mudarão conforme a hora do dia, o que proporciona ao espectador observar a vida oceânica numa experiência única e assim, através da arte, impulsionar as discussões acerca do cuidado com o oceano – e com o mundo – da melhor maneira possível.

    Assista à instalação da mostra:

    Não deixe de ver
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising
    Exposição Rebojo promove artistas do Pará em Londres
    Matthieu Blazy vem ao Brasil para evento da Bottega Veneta
    FFW Insider entrevista Nick Knight