Tanwi Nandini Islam, escritora bengalesa radicada nos EUA, consegue conectar diferentes ambientes de sua vida de uma maneira muito especial. A personagem principal de Bright Lines, seu primeiro romance lançado em 2015, por exemplo, é um químico (mesma profissão de seu pai).
Embora se defina primordialmente como escritora, Islam também faz outros trabalhos freelancer e, quando estava quase finalizando Bright Lines, o único livro que lançou até então, inquietou-se ao pensar o que faria dali em diante: tinha o desejo de trabalhar com algo pelo que fosse apaixonada.
Em uma das cenas finais de seu romance, a autora narra uma história em que três garotas saem jogando “bombas” com sementes de flores silvestres pelas ruas do Brooklyn, em Nova York. Refletindo sobre tal cena, logo se lembrou da paixão pelos aromas que criou ao longo da vida graças à profissão do pai, ligando-a com seu amor pela escrita, já que estava relendo naquele momento a cena de seu romance, e então surgiu a ideia de harmonizar suas paixões numa simbiose entre a escrita e os aromas.
Assim, nasce em 2014, antes mesmo do lançamento de Bright Lines, a Hi Wildflowers, sua marca de beleza botânica baseada no Brooklyn. “Esse fim [do romance] foi o começo da Hi Wildflowers. Aconteceu realmente de uma forma bem orgânica”, explica ela sobre a marca, que no início oferecia apenas perfumes e produtos para cuidado com a pele. “Eu sempre fui atraída por perfumes e aromas. Meu pai é químico, então ele aborda o mundo de uma maneira ‘super molecular’. As fragrâncias, pra mim, são primordiais da mesma forma – além de serem como histórias, o que faz todo o sentido pra mim”.
Recentemente, Islam quis expandir a linha da Hi Wildflowers para os cosméticos com uma coleção que atendesse suas clientes que tenham tons de pele variados, especialmente a mulher negra, uma vez que constatara em suas viagens certa dificuldade para encontrar maquiagens com tons que se adequassem à sua própria pele. “Eu acredito que seja um pouco traumático para as mulheres negras”, disse à Elle americana.
Neste mês, ela lança uma coleção de batons com nove tons com textura mate e 12 cores de esmalte pensadas especialmente para a pele negra. São cores altamente pigmentadas inspiradas no tom de pele que normalmente não é representado em nenhum tipo de campanha de beleza. “Quando eu estava criando a paleta para esses batons, busquei um ‘nude’ que tivesse um tom meio castanho rosado, para que combinasse com diversos tons de pele, focando especialmente na pele negra”, entrega.
Os batons, que têm efeito duradouro, são naturais, formulados com ingredientes como óleo de semente de girassol, manteiga de karité e cera de abelha, alguns dos quais são altamente hidratantes, para que não deixem a boca ressecada como os tons de textura mate normalmente deixam. As cores vão desde o roxo gótico Black Datura, passando pelo Gulabi Gang, um pink inspirado no sári usado pelo grupo homônimo de mulheres indianas, ao Hawaiii Sun, um vermelho alaranjado.
Com valores que variam entre US$14 e 24, a coleção está disponível no e-commerce da marca, que entrega no Brasil.