FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    BB Cream, primer e hidratante com cor: o guia prático do “o que é”, “o que faz” e “para que tipo de pele é indicado”
    BB Cream, primer e hidratante com cor: o guia prático do “o que é”, “o que faz” e “para que tipo de pele é indicado”
    POR Redação

    A pele “naturalmente” perfeita é destaque do make de Gloria Coelho no SPFW Verão 2013 ©Sergio Caddah/Agência Fotosite

    Originalmente criado por dermatologistas nos anos 1960, na Alemanha, como um tratamento para auxiliar a recuperação da pele após procedimentos a laser, o “Blemish Balm” ou “Beauty Balm” (BB cream, para os íntimos) virou queridinho das atrizes coreanas nos anos 1980 – até que o segredo de beleza se espalhou, e as marcas de cosméticos passaram a criar sua própria versão do creme. Nos últimos anos a febre do BB cream chegou a outros países da Ásia, atravessou continentes e, agora, está contagiando as empresas ocidentais – no Brasil, o hype esquentou mesmo em 2012, mas ainda há poucas opções para comprar localmente (da Anna Pegova e M.A.C, mais especificamente); como base de comparação, veja a variedade oferecida pela Sephora dos Estados Unidos.

    Ainda há muita confusão, porém, quanto ao que seria o BB cream. Como parte do movimento da beleza natural que tem regido a indústria dos cosméticos nos últimos anos, ele tem sido confundido com o primer e o hidratante com cor, duas categorias de produtos que compartilham a função de criar um efeito de pele “naturalmente” perfeita. Para tirar definitivamente as dúvidas sobre os três itens, o FFW consultou Emiro Khury, farmacêutico e diretor da Associação Brasileira de Cosmetologia; e Vanessa Rozan, maquiadora e co-fundadora do Liceu de Maquiagem.

    PRIMER

    O que é? Emulsão incolor, com textura leve e rápida absorção. Forma um filme invisível sobre a pele do rosto, preparando-a para receber a maquiagem e facilitando o deslizamento e aplicação de produtos como base e pó, além de promover melhor fixação da maquiagem. Alguns contêm partículas de amido modificado para ajudar na absorção da oleosidade da pele. (Emiro Khury)

    O que faz? Ele preenche superficialmente as imperfeições da superfície do rosto, “pavimentando” tudo para que a base não marque e nem acumule em certas regiões. Imagine que o primer é como uma argamassa ultrafina que, quando aplicada, deixa a pele mais lisa. (Vanessa Rozan)

    Para que tipo de pele é mais indicado? Emiro Khury responde “todas”; enquanto Vanessa Rozan especifica as “peles com marcas de acne, poros largos, linhas de expressão”.

    Como aplica-lo? Depois do hidratante e antes da base. Pode ser usado somente nas regiões necessitadas ou em todo o rosto, com as mãos, pincel ou esponja. (Vanessa Rozan)

    Precisa ser tirado com removedor de maquiagem? Sim.

    HIDRATANTE COM COR

    O que é? É um hidratante que contém pigmentos. Ajuda a hidratar a pele e mascarar o brilho ou alguma pequena imperfeição da superfície da pele. Indicado para pessoas que não querem usar maquiagem, mas que necessitam de hidratação. (Emiro Khury)

    O que faz? Deixa a pele mais macia e hidratada enquanto ameniza as descolorações e manchas, uniformizando o rosto. (Vanessa Rozan)

    Para que tipo de pele é mais indicado? Emiro Khury responde que “geralmente é indicado o tipo de pele na rotulagem. Os hidratantes para peles secas são mais potentes que mistas ou oleosas”; Vanessa Rozan o indica para “qualquer tipo de pele”.

    Como aplica-lo? Pode ser usado sozinho, antes de começar a maquiagem; ou usar o primer e depois ele. Corretivo por cima do hidratante com cor. (Vanessa Rozan)

    Precisa ser tirado com removedor de maquiagem? Emiro Khury diz que “ele pode ser considerado maquiagem leve. Não necessita ser removido”; Vanessa Rozan diz que “sempre”.

    BB CREAM

    O que é? O Beauty Balm ou Blemish Balm (bálsamo para imperfeições) é um produto multifuncional. Pode servir como base, primer, protetor solar, hidratante, anti aging. (Emiro Khury)

    O que faz? O BB cream tem ação anti-inflamatória e calmante, cobre a pele levemente, hidrata e protege dos raios solares. (Vanessa Rozan)

    Para que tipo de pele é mais indicado? Emiro Khury responde que “geralmente é indicado o tipo de pele na rotulagem”; Vanessa Rozan o indica para “todos”.

    Como aplica-lo? Pode substituir a base ou ser aplicado antes dela. O corretivo vem após o BB cream.

    Precisa ser tirado com removedor de maquiagem? Sim.

    __________________________________________________________________________________________

    Vale observar, porém, que os BB creams asiáticos são consideravelmente diferentes dos ocidentais. Os exemplares das marcas coreanas best-sellers Missha e Hanskin, testados pela redação do FFW, são mais “encorpados” e garantem melhor cobertura, dispensando completamente o uso da base (e podendo dispensar o corretivo). A oferta de produtos também é um diferencial; vide, por exemplo, a impressionante lista de BB creams fabricados pela Hanskin, com as mais diversas propriedades de cuidados com a pele (além da proteção solar e agentes anti-rugas e clareadores que todos eles possuem). Fica a opção para quem quiser testar outas marcas não tão conhecidas por aqui.

    Nas últimas semanas, tem-se falado bastante também do “CC cream”, ou “color control cream”, depois que o site refinery29.com escreveu que ele “está sendo alardeado como a próxima versão do muito badalado BB cream”. O veículo continua: “Dizem que os CC creams são aperfeiçoadores de pele tudo-em-um que funcionam tanto como produto de skincare quanto como maquiagem”. Ou seja… um BB cream com outro nome? Por enquanto, o item parece não ter convencido as fieis consumidoras dos BBs – mas para quem se interessar, as principais referências encontradas pelo google são a chinesa iFiona e a singapurense Rachel K; dentre as ocidentais, a Chanel foi a primeira a lançar sua versão do CC cream.

    Como explica Emiro Khury, pelo menos no Brasil, não existe regulamentação sanitária que defina o que pode ser vendido como “primer”, ou “hidratante com cor”, ou “BB Cream”, por exemplo; “cada empresa pode formular seu produto conforme seu entendimento do que é melhor para sua cliente”. Ou seja, mais do que se prender a nomes, o ideal é ficar de olho na formulação – e se divertir testando as novidades do mercado para criar a pele “naturalmente” perfeita. Veja na galeria abaixo exemplares que já podem ser comprados no Brasil!

    Não deixe de ver
    Cabelos: Truss e Ricardo dos Anjos apostam em mix de décadas na SPFW
    Jisoo e Paul Mescal na nova campanha da Cartier, a coleção da Supreme com a Maison Margiela e muito mais
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Willow Smith é a nova embaixadora da Dior Makeup
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Barry Keoghan na nova campanha da Burberry, o lançamento do perfume de Kylie Jenner, a linha capilar da Zara e muito mais
    Rihanna e A$AP Rocky estrelam short film juntos
    Dua Lipa é a nova embaixadora global da YSL Beauty
    A chegada da marca de cosméticos de Beyoncé ao Brasil, a collab da Jacquemus com a Nike, a nova coleção da New Saint e muito mais