Áslaug Magnúsdóttir e Lauren Santo Domingo, fundadoras do Moda Operandi ©Reprodução
Em notícia veiculada neste sábado (18.05), o “Business of Fashion” revelou a saída de Áslaug Magnúsdóttir do Moda Operandi. Ela, que é islandesa, mas vive há anos em Nova York, fundou o e-commerce ao lado de Lauren Santo Domingo e lá ocupava o cargo de CEO desde 2010.
Ainda segundo o site, Magnúsdóttir não quis comentar o motivo que a fez deixar o Moda Operandi, mas sua saída acontece menos de um ano após o e-commerce arrecadar US$ 36 milhões (R$ 73,2 milhões) em financiamentos liderados pela RRE Ventures, negócio do qual participaram também a Condé Nast, a IMG e a LVMH.
O “New York Post” afirma que, segundo suas fontes, a mudança teria ocorrido em virtude de desentendimentos entre Magnúsdóttir e Santo Domingo: “Lauren sentiu que Áuslaug não era moderna e antenada o suficiente”, relevaram ao jornal. Santo Domingo, que é colaboradora da “Vogue” americana, aparece como diretora criativa no expediente do e-commerce, mas o “Business of Fashion” alega que ela não trabalhava diariamente na sede do Moda Operandi, enquanto se refere a Magnúsdóttir como sua “força motriz”.
Antes de fundar o Moda Operandi, Magnúsdóttir foi consultora do McKinsey & Company e executiva do Gilt Groupe. Já durante o tempo como CEO do e-commerce – que começou, na verdade, como pre-commerce –, ela tornou-se também colunista do “Business of Fashion”. Enquanto não se sabe quem assumirá o comando do Moda Operandi, maior patrocinador da mostra “Punk: Chaos to Couture”, em exposição no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, é seu concorrente direto, o Net-a-Porter, que se beneficia.