19.02.2018 / Business / por

Segundo pesquisadores, a estética pode garantir sucesso nos e-commerces

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Em tempos onde a presença online não limita-se mais à uma questão de opção às empresas, o universo do e-commerce nunca antes se viu em mares tão prósperos para seus negócios. Em 2017, as vendas mundiais do setor passaram de US$ 2 trilhões e podem aumentar mais que o dobro até 2021, segundo um artigo na Adweek. Mas, para que isso ocorra, cada vez mais soluções criativas são procuradas para que as plataformas de compras online tenham mais sucesso e eficiência. Mas de que forma e como as grandes empresas estão indo atrás disso?

Um bom exemplo é a ascensão do e-commerce Net-a-Porter e suas vertentes Mr Porter e Youx (avaliados em US$ 6.5 bilhões), que demonstra como o universo de compras online encontra-se cada vez mais apto a oferecer novas formas de consumo ao consumidor. Porém, além da ferramenta em si, outro elemento importante e que pode alavancar as vendas, é o visual do site.

Segundo Derrick Neufeld e Mahdi Roghanizad, pesquisadores da Ivey Business School da Western University, a estética relacionada às cores dos textos, o layout, as fontes utilizadas e a divisão de categorias dos produtos configuram-se como os elementos essenciais atribuídos ao sucesso atual do Yoox Net-a-Porter Group Tech Hub. O projeto é baseado em Londres e consiste em um centro para expertise digital, criado para acelerar a inovação e inserção das melhores tecnologias nas lojas online do grupo. Desta forma, eles não apenas aumentam sua confiança com o consumidor, mas também reforçam as parcerias que tem com milhares de marcas de moda e luxo mundo afora.

Segundo estudos, a confiança adquirida pelos consumidores vem em em primeiro lugar para o êxito de vendas e caracteriza-se como o suporte “essencial para formar uma intenção de compra”. A tal confiança depende muitas vezes das políticas de segurança e privacidade impostas no site, mas antes disso, ressalta-se o valor da estética virtual do e-commerce. “Nossas descobertas sugerem que o que parece ser simples escolhas de design estético pode ser a maneira como seus clientes aprendem a confiar em você (ou não) e isso influenciará na decisão de compra final”, afirmam os pesquisadores.

Em um estudo feito pela Kissmetrics, o visual é o que mais impacta de primeira. As cores usadas também ajudam o consumidor a reconhecer seu negócio, otimizando a relação de confiança. O design, obviamente, é fundamental no digital, mas deve estar sempre junto de conveniência, facilidade de navegação e boa oferta de produtos. Segundo a pesquisa, 42% dos consumidores online nos EUA baseiam sua opinião de um e-commerce através apenas do design.

É nesse ponto que surge a questão da proteção dos sites, para impedir que novas lojas ou concorrentes se aproveitem de um layout já criado (através de altos investimentos e pesquisas) e se beneficiem disso. Mesmo para as marcas que usam templates já existentes – e muito mais acessíveis – vale um estudo de marca e design online para aplicar em seu site e tirar o melhor proveito da ferramenta.


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