18.04.2018 / Cinema / por

Assista ao trailer do documentário "McQueen", que estreia neste mês no festival de Tribeca

Alexander McQueen / Reprodução
Alexander McQueen / Reprodução

Lenda. Provocador. Gênio. Assim é a abertura do trailer do documentário McQueen, que estreia dia 22 no Tribeca Film Festival e em junho nos cinemas europeus.

O filme, que tem sido muito aguardado, oferece um registro intenso e vigoroso sobre a curta vida de um dos mais geniais estilistas da história.

Dirigido e produzido pela dupla Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, o doc mostra cenas de bastidores da carreira do estilista, filmes caseiros e muitas entrevistas com familiares e os amigos mais próximos. É de Ettedgui o roteiro do bem sucedido doc Listen to me, Marlon, sobre o ator Marlon Brando.

O trailer, apesar de curto, mostra algumas das coleções mais fortes de McQueen: a inesquecível cena de Shalom Harlow sendo “sprayada” por robôs no Verão 1999 e a coleção de Verão 2001 inspirada em asilos. Provocando a indústria da moda de maneiras que muitas vezes causaram polêmicas. “Eu me mudei de Paris para Londres nos anos 90 muito por causa de McQueen. Seu senso de estilo se tornou sinônimo da energia crua e da modernidade da cidade e eu não conheço nenhum outro designer contemporâneo a provocar uma resposta imediata tão visceral por parte do público”, diz o diretor Bonhôte. “Nosso filme celebra o Mozart da nossa era; gênio, beleza, tragédia e dor”, diz Tim Haslam, fundador da Embankment, que financia o longa.

McQueen tem pré-estreia dia 22 de abril no Tribeca Film Festival seguido de um Q&A com sua irmã Janet McQueen e sobrinho Gary McQueen, seu amigo e primeiro assistente Sebastian Pons, e Detmar Blow, marido da falecida Isabella Blow, uma das pessoas que mais ajudou Alexander em sua carreira.  O documentário entra em cartaz na Europa e nos EUA dia 8 de junho. Ainda sem notícias de estreia no Brasil : (

Um outro filme está em andamento. Trata-se de uma biografia inspirada no livro Blood Beneath The Skin, de Andrew Wilson. Ela seria dirigida por Andrew Haigh com o ator Jack O’Connell no papel do estilista, mas ambos deixaram o projeto. O’Connell, que até se parece com o estilista, disse em uma entrevista que o filme vai sair, mas infelizmente, sem ele. O filme traça a vida de Alexander desde seus tempos aprendendo na Savile Row até o o desfile Plato’s Atlantis, no Verão 2009.

+ Relembre aqui o desfile Plato’s Atlantis, a última coleção finalizada inteiramente por Alexander McQueen

O ator Jack O'Connell / Reprodução
O ator Jack O’Connell / Reprodução

E por fim, ainda tem o The Ripper, anunciado em 2016, mas ainda sem data de lançamento. Também biográfico, ele foca na relação intensa entre McQueen e sua musa e principal apoiadora, Isabella Blow.


Relacionadas


Veja Também