FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Cinema: aguardado longa sobre Yves Saint Laurent entra em cartaz no Brasil
    Cinema: aguardado longa sobre Yves Saint Laurent entra em cartaz no Brasil
    POR Augusto Mariotti

    O ator Pierre Niney como Yves Saint Laurent no novo filme sobre o estilista francês ©Reprodução

    O aguardado filme “Yves Saint Laurent”, que estreia nesta quinta (24/04) no Brasil, deu muito o que falar nos cinemas franceses por três motivos:

    1) O jovem ator Pierre Niney realmente atua belamente no papel do estilista e já é o nome mais quente da nova geração francesa;

    2) Pierre Bergé, parceiro de negócios e vida de Yves, chorou de lágrimas ao ver Pierre pela primeira vez como Saint Laurent;

    3) Com a estreia, voltam os rumores de brigas e processos entre Bergé e o cineasta Bertrand Bonello, que dirige outro longa sobre o designer francês, com previsão de lançamento para maio.

    O filme foca no início de carreira de Yves, a partir de 1958, quando conheceu Bergé e assumiu a direção criativa da maison Dior aos 21 anos. Jornalistas em uma coletiva de imprensa bombardearam: “Você não se acha muito novo para assumir a principal casa da Alta-Costura da França?”; “Pode nos dizer o que você está planejando para seu primeiro desfile?”; “Como você se sente nesse momento?”. Yves apenas respondeu: “Eu não posso descrever como eu me sinto, mas vou dar o meu melhor, até o fim”. E assim foi.

    As dificuldades do estilista em enfrentar o estrelato e sua relação amorosa com Bergé também são abordadas no longa, que mostra YSL como uma pessoa criativa, apaixonada, corajosa, provocadora, adorada e atormentada.

    Bergé se diz impressionado com a atuação de Pierre Niney. “Eu fiquei desconcertado. Até chateado porque é muito difícil”, conta ao “WWD”. “Às vezes eu cheguei a pensar que era o próprio Yves… É um sentimento enorme.”

    A primeira vez em que viu Pierre como Yves, após duas horas de maquiagem, Bergé não aguentou e chorou de emoção. “O homem que conheceu YSL melhor do que ninguém no mundo conseguiu enxergar algo de seu companheiro quando me viu… É o que me faz acreditar que nós capturamos algo verdadeiro com esse filme”, diz o ator de 24 anos.

    Para construir o personagem, Niney mergulhou completamente no universo de Saint Laurent. Assistiu a todas as entrevistas na televisão, passou horas com pessoas que conheciam bem o estilista, teve até aulas de costura e desenho e se debruçou sobre o acervo da Fondation Pierre Bergé -Yves Saint Laurent, que conta com oito mil peças criadas pelo designer.

    Niney pouco conhecia sobre YSL antes de ganhar o papel, mas aprendeu rápido sobre sua complexidade e maneirismos. “Trabalhei o máximo possível até que fiquei satisfeito. A voz contém toda a sua fragilidade. No entanto, também acredito que ele usou sua timidez como uma arma durante sua vida.”

    O filme foi muito antecipado, pois sua produção acontecia paralelamente a outro longa sobre o estilista francês, do diretor Bertrand Bonello com o modelo Gaspard Ulliel no papel principal. “Não vou procurar banir o filme dele, mas tenho os direitos morais sobre o trabalho de YSL e se eles forem violados – se roupas ou sketches que não são de YSL forem usados – então me dou o direito de agir”, disse Bergé, confirmando que irá processar o diretor caso essas violações ocorram.

    Outro longa que vale a pena assistir é “O Louco Amor de YSL”, narrado pelo próprio Bergé e focado no relacionamento de 50 anos dos dois. Emocionante, o filme entrou em cartaz em circuito nacional. Vamos esperar que o mesmo ocorra com o novo projeto.

    Promoção Paris Filmes

    A Paris Filmes tem uma promoção no ar, que vai dar ao vencedor uma bolsa branca da marca Saint Laurent. Para participar, é necessário produzir um croqui baseado em um dos figurinos de YSL. Clique aqui para saber mais.

    + Veja mais imagens do filme “Yves Saint Laurent”:

    Não deixe de ver
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Duna Parte Dois: O figurino futurista com referências dos anos 50
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Oscar 2024: os melhores looks do tapete vermelho
    Zac Efron e Jeremy Allen White estrelam ‘The Iron Claw’, saiba curiosidades por trás do longa
    Zendaya como co-chair do Met Gala 2024, o novo produto de Hailey Bieber, Ganni à venda no Brasil e muito mais
    Christian Dior nas telas: série ‘The New Look’ já está disponível na Apple TV
    Ayo Edebiri e Rachel Sennott: Conheça o duo pop do momento
    Os primeiros looks de Zendaya na Press Tour de Duna 2