FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Novo documentário na Netflix revê história de ícone LGBT Marsha P. Johnson
    Novo documentário na Netflix revê história de ícone LGBT Marsha P. Johnson
    POR Camila Yahn

    O documentário Vida e Morte de Marsha P. Johnson é um daqueles filmes atemporais, cuja história sempre encontrará ecos.

    Marsha foi uma ativista trans, lenda dentro da comunidade LGBT em Nova York e criadora do grupo Street Transvestites Action Revolutionaries (S.T.A.R.) junto com outra ativista trans, Sylvia Rivera. Um dia, em 1992, seu corpo foi encontrado flutuando no rio Hudson. A polícia deu sua morte como suicídio, fato que nunca foi aceito pelos amigos e conhecidos de Marsha.

    Anos mais tarde, a ativista Victoria Cruz, fundadora do NYC Anti-Violence Project, revê o legado de Johnson e vira uma espécie de detetive tentando descobrir o que de fato aconteceu e os mistérios que rondam sua morte. O diretor David France a acompanha entrevistando ex-policiais e seguindo pistas que indicam discriminação, uso de força e indiferença por parte da polícia.

    Outras histórias acabam se cruzando aqui, envolvendo novos personagens, todos interessantes e com conflitos similares aos vividos por Marsha. O único ponto fraco do documentário, na verdade. é o excesso de conteúdo justamente pela riqueza das pessoas, do universo e do material encontrado. Poderia ser uma série, por exemplo.E dá vontade de saber ainda mais sobre a ativista.

    Marsha P. Johnson teve um papel importante na rebelião de Stonewall, em 1969, quando pessoas da comunidade LGBT lutaram contra policiais que invadiram o bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, em Nova York. Até hoje, esse é um marco na luta pelos direitos LGBT. “Fui espancada. Fui jogada numa cela. Perdi meu trabalho pela liberação dos gays”, ela berra em determinado momento.

    O filme acaba sendo uma homenagem não apenas à Marsha, mas também a tantas outras pessoas mundo afora que lutam incansavelmente por seus direitos, por igualdade e respeito. Ele joga luz em uma história mal contada, um caso mal resolvido e que esconde abuso. Faz mais de 20 anos que ela morreu, mas sua história de vida ainda – e infelizmente – é tão atual. Só traze-la para um público maior e manter sua memória e luta acesas, já é um grande mérito.

    O diretor, além de cineasta, também é um jornalista investigativo (e premiado). É dele o doc How to Survive a Plague (2012), sobre o início da epidemia da Aids. David sempre escreveu sobre a doença e dedicou o filme ao seu parceiro que morreu em decorrência da Aids em 1992, coincidentemente, mesmo ano da morte de Marsha.

    Vida e Morte de Marsha P. Johnson estreou no Festival de Tribecca e está em cartaz no Netflix.

    Não deixe de ver
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Duna Parte Dois: O figurino futurista com referências dos anos 50
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Oscar 2024: os melhores looks do tapete vermelho
    Zac Efron e Jeremy Allen White estrelam ‘The Iron Claw’, saiba curiosidades por trás do longa
    Zendaya como co-chair do Met Gala 2024, o novo produto de Hailey Bieber, Ganni à venda no Brasil e muito mais
    Christian Dior nas telas: série ‘The New Look’ já está disponível na Apple TV
    Ayo Edebiri e Rachel Sennott: Conheça o duo pop do momento
    Os primeiros looks de Zendaya na Press Tour de Duna 2