20.03.2018 / Comportamento / por

Curiosidades sobre Benny Harlem, modelo e artista que é sensação no Instagram

Benny Harlem / Reprodução
Benny Harlem / Reprodução

Sensação instantânea

Benny entrou no Instagram em 2015 postando imagens com sua mulher e filha, algo como um álbum de família para sua filha poder revisitar depois quando grande. “Não era nada demais até as pessoas começarem a notar. Era apenas uma brincadeira, algo para se ter orgulho. Tem uma foto da Jaxyn beijando minha testa na praia. Isso é algo que fazemos todos os dias, mas as pessoas ficaram malucas com essa imagem e ela viralizou”. Hoje ele tem mais do que 400 mil seguidores e um perfil que vale seguir.

Penteados e políticabenny-panteras

Ele não vê limites para o que pode fazer com seu cabelo. Usa para baixo, para cima, trançado, solto ao vento. Seu cabelo virou um trabalho artístico, icônico e de expressão de força individual. Ele faz em sua filha os penteados combinando com o seu ensinando a ela desde pequena a ter amor próprio e respeitar suas origens. Juntos, fazem fotos e passam mensagens de empoderamento.

Jaxyncaptura-de-tela-2018-03-20-as-10-01-46

“Minha conexão com minha filha excede os limites de qualquer coisa que eu conheça. Somos divinamente conectados”, disse a Paper Mag. “Meu pai é mágico. Ele é a pessoa mais maravilhosa do planeta e me inspira a ser cada vez melhor. Ele é meu confidente e meu professor, não apenas nos meus estudos, mas meu professor de vida. Fui ensinada a lembrar de onde eu vim e honrar aqueles que vieram antes de mim”, devolve a filha.

Quando Jaxyn sofria bullying na escola por causa de seu cabelo, seu pai lhe deu a segurança para superar. A principal regra da casa é: nunca deixei ninguém tocar o seu cabelo. “Eu a ensino a exigir respeito”.

Origem

Benny nasceu na Inglaterra e se mudou para Nova York ainda pequeno. Aos 11 anos entrou num concurso de talentos no lendário Apollo Theatre, no Harlem. Ele venceu por quatro semanas consecutivas cantando Respect e Try a Little Tenderness, de Otis Redding. “O Harlem tem sido o coração das minhas experiências de vida desde então”.

Cuidados com o cabelocaptura-de-tela-2018-03-20-as-10-11-51

Temos uma rotina. Lavamos o cabelo semanalmente. Nós fazemos nosso próprio shampoo com ingredientes naturais como coco, frutas vermelhas, etc. Mas não tem nada de muito elaborado. Além do óleo de coco que usamos, não tem muito segredo. Também cuidamos do nosso corpo. O que a gente consome tem muito a ver com nosso cabelo também. Evite o calor nos fios. Há muitas maneiras de estilizar seu cabelo, incluindo métodos frios de alisar ou enrolar.

Coroa

“Nós usamos nosso cabelo como uma coroa – nossa coroa de glória. Você olha no espelho e vê sua coroa. Me faz lembrar para me manter firme, acreditar em mim mesmo e seguir em frente. Então eu a uso com muito orgulho”.

Reações das pessoas

Nas ruas, as pessoas reagem de diversas maneiras ao se deparar com Benny. Elas perguntam: esse é o seu cabelo de verdade? “Muitas pessoas amam, mas você tem que saber como lidar com os que não gostam e seguir em frente. Jaxyn passa por situações na escola com haters e ela lida com isso de uma forma muito boa. Eu passo por isso direto, ela me observa e aprende”. Benny diz que recebe tanto demonstrações de amor quanto de ódio, inclusive de sua própria raça. “Sei que como eu escolho usar meu cabelo e me apresentar não é um look típico de um homem negro. Mas eu tenho um cabelo muito, muito difícil e tenho que fazer ele funcionar pra mim. É assim que eu sou. Eu não preciso me parecer com o que Wall Street quer que eu pareça. Eu tenho que ser como eu me sinto por dentro. E eu me sinto como uma enorme fogueira”.

Memesbenny-meme

Tudo tem a ver com atitude. As pessoas fazem meme a partir de qualquer coisa. Eu sei que eu não pareço o seu vizinho, então é ok, não levo muito a sério. Muitos dos memes acho divertido e mostro pra minha filha. Ela diz: “bom, pai, seu cabelo até que parece mesmo com um pincel de maquiagem”. E a gente dá risada.

Inspirações

Sua avó foi modelo nos anos 70 e uma de suas primeiras inspirações. “Costumava observa-la e perceber que não havia limites no que podemos vestir ou em como devemos parecer. Eu amo ser diferente por causa dela”. Cantores como Michael Jackson, e Grace Jones também foram referências importantes. E David Bowie: “amo desde os meus 17 anos. Ele reverberava muito como eu me sentia por dentro. Eu queria ser diferente, criativo, louco, divertido”.

Cortar?benny-arlem-4

“Eu costumava usar meu cabelo bem curto e foi só quando comecei a deixar crescer que desenvolvi minha real personalidade. Não penso em cortar, não acho que faria isso. É uma coroa. Por que rasparíamos nossa coroa?”


Relacionadas


Veja Também