FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Para falar com os jovens, novo merchandising das igrejas é alinhado com o streetwear atual
    Moletom da igreja americana Hillsong / Reprodução
    Para falar com os jovens, novo merchandising das igrejas é alinhado com o streetwear atual
    POR Camila Yahn

    Esqueça a imagem que você tem de um pastor tradicional. O pastor atual está entre os jovens, ou melhor, é um deles, e usa jaqueta de couro, jeans rasgado, cuida do corpo e não raro, é cheio de tatuagens. Nas horas vagas, pega onda ou dá uns rolês com amigos famosos, usando suas roupas oversized que irradia streetwear cool. Seus cultos são apresentados em uma linguagem jovem e mais informal, muitas vezes ao som de Coldplay ou reggae. Os sites de suas congregações são modernos, bem feitos, com playlists, vídeos no YouTube e link para seus perfis nas redes sociais.

    Mas a maior novidade é que eles também estão de olho na moda como uma plataforma de aproximação com o jovem e começaram a criar suas próprias linhas de roupas. Muitas igrejas, aqui e no mundo, já fazem camisetas com seus logos faz tempo, mas agora a história é outra.

    O que tem sido chamado de “church merch” nos Estados Unidos ganhou os holofotes quando o pastor Chad Veach, da Zoe Church, foi fotografado ao lado de Justin Bieber usando uma camiseta laranja com padronagem de tabuleiro de xadrez. Essa peça, que poderia ser de qualquer marca de streetwear (hello Off-White), na verdade só pode ser comprada na igreja e tem seu nome como logo: Zoe. Uma olhada rápida no perfil deles no Instagram é o suficiente para ver que a Zoe não está de brincadeira: os modelos disponíveis até em e-commerce – bermudas, moletons, hoodies, camisetas e meias – têm a estética atual do streetwear e são desejáveis. Por que não deveriam ser? Se a ideia é atrair cada vez mais gente, a moda é uma ferramenta bastante poderosa. Você lê, ouve e veste os ensinamentos da igreja na linguagem que é mais fácil e natural pra você.

    Merchandising da Zoe Church / Reprodução Instagram

    Merchandising da Zoe Church / Reprodução Instagram

    Aqui no Brasil, podemos destacar o pastor Lipão (Filipe Falcão), da igreja Onda Dura, de Santa Catarina. Apesar de não ter merchan como seus colegas americanos, seu visual é o mesmo de um jovem de sua idade: barba, tatuagem, alargador, bonés e moletons. E assim, através de sua imagem e estilo, ele também aproxima sua comunicação com os fiéis, surfistas e skatistas em sua maioria.

    Ter um amigo influente como Bieber pode ajudar muito nos negócios e na amplificação da mensagem. O cantor, aliás, está sempre acompanhado de um de seus amigos pastores. Em sua última visita ao Brasil, trouxe junto Rich Wilkerson Jr, da Vous Church,  que com sua bermuda por cima de legging + camiseta da Gucci com estampa do Snoopy, chamou tanta atenção quanto Justin e ganhou elogios mundo afora, tipo “hot priest”. Rich também foi quem celebrou o casamento de Kim & Kanye.

    Uma matéria no Fashionista mostra que a Zoe Church não está sozinha nessa nova tendência. A Vous, por exemplo, chamou ninguém menos que Jerry Lorenzo, da marca Fear of God, para criar uma linha de camisetas especialmente para uma conferência organizada em 2015. Jerry é cristão devoto e sua marca de streetwear é usada por celebridades como Rihanna, Bieber, Kanye West e David Beckham.

    Peça da igreja Vous feita por Jerry Lorenzo, da marca Fear of God / Reprodução

    Peça da igreja Vous feita por Jerry Lorenzo, da marca Fear of God / Reprodução

    Carl Lentz é um dos líderes da Hillsong Church e conhecido como mentor espiritual de Justin Bieber (ele de novo). O site da igreja tem uma loja onde você pode encontrar livros, cds, ensinamentos e claro, roupas, como uma linha de moletons a partir de US$ 30 com escritos como Authentic Youth Love Others, Young & Free e Choose Empathy.

    A Fresh Life, do pastor Levi Lusko, fez uma camiseta com uma estampa de cobra e um passarinho, que remete a um ensinamento de Jesus aos discípulos: “sejam sábios como as serpentes e inocentes como as pombas”.

    Por trás disso, há empresas que oferecem serviço completo de merchandising. A Merch4Church, por exemplo, tem até uma ferramenta em seu site para o cliente criar sua própria camiseta. Eles também oferecem guarda-chuvas, xícaras e jaquetas que podem ser produzidas com a arte da igreja. Eles têm um estúdio de design da casa que pode ajudar a criar algo customizado e com um olhar contemporâneo. No caso das camisetas que usam, são todas feitas nos Estados Unidos e muitas vêm de organizações de refugiados e crianças órfãs.

    O que acontece quando as igrejas viram marcas de streetwear? Se levado à sério, pode ser que essas peças sejam usadas não apenas por seus simpatizantes, mas por pessoas que, independente de crença, se identifiquem com o estilo. Vamos acompanhar.

     

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Beyoncé abre inscrições de bolsas de R$25 mil para empreendedores negros e indígenas do Brasil
    O livro é o mais novo acessório da moda. E também o mais cool
    Fresh Prince da Bahia e a revolução cultural da Batekoo
    Maturidade x Plasticidade: Supermodelos, retoques e a ilusão da juventude na moda
    Por que estamos nostálgicos do que vivemos há tão pouco tempo?
    Quiet Luxury: Por que todos querem se vestir como os bilionários?
    Stylists e influencers: até que ponto vai a personalidade quando se terceiriza um estilo pessoal?