FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Além das joias
    Além das joias
    POR Redação

    “Falling Light” (2010), do estúdio londrino Troika ©Reprodução

    Em 2004, a revista americana “Forbes” publicou um perfil interessante de Nadja Swarovski, herdeira do império de cristais fundado em 1895. Na matéria, a austríaca revelou que, em sua época de universitária, quando viveu em Dallas, no Texas, deparou-se com uma realidade cultural completamente diferente da sua: na Europa e na Ásia, a marca que leva o nome de sua família era conhecida pelos produtos elegantes, enquanto que, nos Estados Unidos, a palavra Swarovski remetia apenas aos animais colecionáveis e de aspecto kitsch que seu avô inventou, em 1975. Nos anos que se seguiram, no entanto, a empresa transformou sua imagem internacional, o que, em parte, se deve à busca por inovação e ao equilíbrio entre tradição e tecnologia que a grife tem empreendido ao longo da última década. A partir de setembro deste ano, a Swarovski realiza no Museu de Design de Londres sua primeira exposição, intitulada “Digital Crystal”.

    “Crystallize”, de Paul Cocksedge, e “Pantora”, de Fredrikson Stallard ©Reprodução

    Ao contrário do que se poderia deduzir à primeira vista, entretanto, a mostra não se trata de uma exibição das joias icônicas desenvolvidas pela marca austríaca nestes mais de 100 anos de história. A Swarovski convidou designers para criar peças conceituais, e até vanguardistas, utilizando sua grande matéria prima: os cristais. Entre os nomes que aderiram ao projeto estão antigos “parceiros”, como Ron Arad, Yves Béhar, Paul Cocksedge e Fredrikson Stallard, além de mais de uma dezena de outros profissionais, veteranos e recém-ingressados no mercado, que conceberam obras inéditas para a ocasião. A proposta de “Digital Crystal” é construir uma ponte entre passado – a tradição – e presente – as inovações tecnológicas, bem como evidenciar como é maravilhoso (e possível) manter essa conexão.

    “Digital Crystal” @ Design Museum, Londres
    Shad Thames, London SE1 2YD, Inglaterra
    A partir de 05 de setembro de 2012
    + http://designmuseum.org 

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador