FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Club to Catwalk”: exposição resgata a cena noturna dos anos 1980
    “Club to Catwalk”: exposição resgata a cena noturna dos anos 1980
    POR Redação

    Croquis de Stephen Linnard e Stephen Jones para o projeto da revista “Blitz” de 1986 com jaquetas jeans da Levi Strauss & Co. ©Reprodução

    A partir desta quarta-feira (10.07), a cena noturna de Londres durante a década de 1980 será revisitada por meio da exposição “Club to Catwalk: London Fashion in the 1980s”, que será hospedada no Victoria & Albert Museum. A mostra pretende explorar o quanto a cena underground britânica impactou a moda produzida nacional e internacionalmente e, por isso mesmo, nela serão dispostos mais de 85 looks criados por nomes como John Galliano e Vivienne Westwood.

    Croquis de Enrico Coveri e John Galliano para o projeto de 1986 da revista “Blitz” com jaquetas jeans da Levi Strauss & Co. ©Reprodução

    A exposição, que será a grande mostra de moda do Verão 2013 do V&A Museum, será dividida em duas partes: “The Catwalk” e “The Club”. A primeira vai apresentar itens criados por estilistas ativos na Londres dos anos 1980; destaca-se nessa área a exibição das jaquetas jeans Levi Strauss & Co. customizadas em 1986 por 22 designers a pedido da revista “Blitz”. Tais peças foram apresentadas na época no V&A Museum e posteriormente leiloadas para reverter verba para o Prince’s Trust, evento filantrópico idealizado por Charles, Príncipe de Gales.

    Em “The Catwalk” também estarão dispostas peças criadas por Paul Smith, Jasper Conran, Betty Jackson, Chrissie Walsh, Georgina Godley, Katharine Hamnett e John Galliano. Além dos itens casuais, vestidos rotineiramente nos clubes noturnos da época, a mostra apresentará looks produzidos por Bruce Oldfield e Anthony Price para eventos mais glamourosos, mas que trazem reflexos da influência do underground da década de 1980.

    Looks criados por John Galliano e Katharine Hamnett ©Reprodução

    Já “The Club”, segunda seção da exposição, apresentará como a convergência entre moda e música abriu espaço para que jovens talentos pudessem experimentar esteticamente, o que possibilitou a criação do novo. O estilo maximalista dos anos 1980, encarnado por Leigh Bowery, está presente nessa área por meio de peças idealizadas por ele e por Pam Hogg, Vivienne Westwood, Christopher Nemeth e Judy Blame. “The Club” abarcará também um pequeno espaço onde serão projetadas gravações de casas noturnas da referida década, com música escolhida pela DJ Princess Julia.

    Jaquetas jeans da Levi Strauss & Co. customizadas por Vivienne Westwood e Leigh Bowery ©Reprodução

    Ao final, “Club to Catwalk: London Fashion in the 1980s” trará um local onde será possível visualizar as revistas de moda publicadas na época, títulos como “The Face”, “i-D” e “Blitz”. A exposição tem curadoria de Claire Wilcox e consultoria de Wendy Dagworthy, que tem, inclusive, itens nela dispostos. A mostra fica em cartaz até 16 de fevereiro de 2014 e sua entrada custará £ 5 (cerca de R$ 16).

    “Club to Catwalk: London Fashion in the 1980s” @ Victoria & Albert Museum
    Cromwell Road, Londres SW7 2RL, Reino Unido
    De 10 de julho de 2013 até 16 de fevereiro de 2014

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier