FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Pela primeira vez no Brasil, Pulp faz apresentação única em SP
    Pela primeira vez no Brasil, Pulp faz apresentação única em SP
    POR Redação

    Pulp ©Reprodução

    Pela primeira vez desde sua formação em 1978, o Pulp vem ao Brasil. A banda, liderada pelo dândi Jarvis Cocker, faz, no entanto, apenas uma apresentação no país, que acontece nesta quarta-feira (28.11) no Via Funchal, em São Paulo. Enquanto a importância do Pulp na música britânica dos anos 1990 só se equipara a de seus conterrâneos Blur e Oasis, Cocker é uma espécie de patrimônio do Reino Unido e, além de ótimo vocalista e instrumentista, é referência de estilo – quase uma versão anglo-saxônica de Serge Gainsbourg – e já foi até garoto-propaganda de Marc Jacobs.

    Jarvis Cocker ©Reprodução

    O Pulp foi formado na cidade de Sheffield, interior da Inglaterra, por Cocker, que na época tinha apenas 15 anos, e seu amigo Peter Dalton. No início, chamava-se Arabicus Pulp e contava com David Lockwood e Mark Swift em sua formação; antes lançar seu primeiro álbum ( “It”, de 1982), porém, a banda resolveu adotar apenas o segundo nome, que se tornou conhecido em todo o Reino Unido após o quarto disco “His ‘n’ Hers”, de 1994.

    Mas, durante o tempo de incertezas, Cocker mudou-se para Londres, onde entrou para a Central Saint Martins College of Art and Design e estudou cinema. Já a formação do Pulp também sofreu uma completa transformação: entre 1980 e 1984, entraram (e continuaram) Russell Senior e Candida Doyle; logo depois, foi a vez de Steve Mackey e Nick Banks. Antes do já citado “His ‘n’ Hers”, a banda lançou ainda “Freaks” (1987) e “Separations” (1992); após, o aclamado “Different Class”, que venceu o Mercury Music Prize de 1996 e rendeu ao Pulp o topo das paradas britânicas com “Common People”, “Disco 2000” e “Something Changed”.

    – Vídeo de “Common People”, do álbum “Different Class”:

    Um fato curioso da trajetória do Pulp foi a “contratação” do guitarrista e tecladista Mark Webber, que antes de integrar o line-up da banda era presidente de seu fã clube. Apesar do sucesso de “Different Class”, Cocker – e o próprio Pulp – tornou-se alvo da mídia em especial depois do BRIT Awards de 1996, quando o cantor invadiu o palco do evento durante a execução de “Earth Song” por Michael Jackson. Entre controvérsias, festivais de grande porte, participações nas trilhas sonoras de “Trainspotting” e “Grandes Esperanças” (1998) e dois álbuns antagonistas (“This Is Hardcore”, de 1998, e “We Love Life”, de 2001), o Pulp entrou em um hiato que durou quase uma década.

    Nos anos em que o Pulp esteve inativo, Cocker iniciou uma carreira solo bem sucedida, com dois bons álbuns (“Jarvis”, de 2006, e “Further Complications”, de 2009), atuou no filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo” (2005), emprestou a voz na animação “O Fantástico Senhor Raposo” (2009), de Wes Anderson, e casou-se com a stylist francesa Camille Bidault-Waddington, musa de Marc Jacobs e que já esteve no Brasil em várias ocasiões para editar desfiles da Forum, ainda sob o comando de Tufi Duek, e Colcci. A união durou de 2003 a 2009 e gerou Albert, hoje com nove anos. Amante dos ternos bem cortados (sobretudo em veludo), óculos grossos e uma mistura de peças caras e itens encontrados em bancos de parques, Cocker é a epítome do estilo inglês e, talvez por isso, tenha sido nomeado embaixador cultural da Eurostar.

    – Vídeo de “This Is Hardcore”, do álbum de mesmo nome:

    Em novembro de 2010, foi anunciado que o Pulp se apresentaria com a formação do álbum “Different Class” em dois festivais: de Wireless no Hyde Park, de Londres, e outro em Isle of Wight. Pouco tempo depois, Cocker revelou que a reunião da banda tinha sido “uma inspiração” e logo foram anunciadas outras 22 datas. No entanto, Cocker também comentou em entrevistas que o Pulp não iria produzir material novo, tampouco sabia se os shows continuariam em 2013, por isso mesmo a oportunidade em São Paulo é única para o público brasileiro.

    Pulp @ Via Funchal
    Rua Funchal, 65, Vila Olímpia, São Paulo – SP
    28 de novembro, a partir das 22h
    + Mais informações e venda de ingressos no site da Via Funchal 

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador