FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Do caos à moda
    Do caos à moda
    POR Redação

    Capa do disco “Road to Ruin”, lançado em 1978 pelos Ramones ©Reprodução

    A próxima grande exposição do Costume Institute (braço do Metropolitan Museum of Art voltado à história do vestuário), “Punk: Chaos to Couture”, será aberta na segunda-feira (06.05) com o já tradicional baile de gala da instituição, promovido em parceria com a “Vogue” americana. Para o público, a mostra inaugura no dia 9 do mesmo mês e fica em cartaz até 11 de agosto, conforme informações do “WWD”.

    + E-commerce vende coleção exclusiva inspirada no punk, tema da gala do Met

    À esquerda, Malcolm McLaren em frente à loja SEX; à direita, Vivienne Westwood no final da década de 1970 ©Reprodução

    A exposição, que tem patrocínio do e-commerce Moda Operandi e apoio da editora Condé Nast, pretende explorar as raízes do movimento punk, bem como sua influência na estética ocidental contemporânea. De acordo com o site do Metropolitan Museum of Art, a mostra será dividida em seis espaços temáticos: “Rebel Heroes” apresentará um panorama das cenas musicais de Nova York e Londres em meados da década de 1970, sobretudo por meio das bandas pioneiras no estilo, como Sex Pistols, Ramones e Clash. Já em “The Couturiers Situationists”, o foco será a interpretação visual conferida ao punk por Vivienne Westwood e seu então marido Malcolm McLaren através da loja Let It Rock (depois conhecida pelos nomes SEX e Seditionaries).

    A terceira galeria da exposição, “Pavilions of Anarchy and Elegance”, colocará lado a lado peças de alta-costura e itens originais confeccionados no ápice do movimento punk que, mesmo pertencendo a universos tão distintos, apresentam semelhanças estéticas a partir de técnicas de customização. Em seguida, “Punk Couture” irá explorar o fascínio da moda por elementos como correntes, alfinetes, tachas, spikes, lâminas e zíperes; já “D.I.Y. Style”, penúltimo espaço da mostra, examinará a contribuição e o impacto da bricolagem, prática hoje mais conhecida como “do it yourself” (“faça você mesmo”), e que inclusive contribuiu para que materiais reciclados fossem acolhidos pela indústria têxtil.

    Look de Zandra Rhodes, de 1977, e fotografia de David Sims que faz parte do editorial “Punk’d”, publicado na “Vogue” americana de março de 2011 (Arizona Muse veste Chanel) ©Reprodução

    A sexta e última instalação da mostra, “La Mode Destroy”, analisará o comportamento niilista dos adeptos do movimento punk através de sua desconstrução visual: as roupas rasgadas e sujas, a maquiagem borrada e os cabelos desgrenhados não representavam apenas rebeldia particular, mas refletiam, sobretudo, o espírito de desesperança que vigorava na época. Andrew Bolton, curador do Costume Institute, adiantou ao “WWD” que a exposição contará “um conto de duas cidades” e evidenciará como o movimento quebrou barreiras estéticas, possibilitando à moda a liberdade criativa que desfruta atualmente. Alexander McQueen, Balmain, Burberry, Chanel, Yohji Yamamoto, Givenchy, Zandra Rhodes e Gianni Versace serão alguns dos nomes com peças exibidas em “Punk: Chaos to Couture”, além da já mencionada Vivienne Westwood.

    Elizabeth Hurley em 1994 no famoso vestido “safety pin”, de Versace. E, à direita, look de Rei Kawakubo, de 1982 ©Reprodução

    Voltando ao tradicional baile de gala que abre as exposições do Costume Institute, o evento de 2013 terá Rooney Mara; Riccardo Tisci, diretor criativo da Givenchy; Lauren Santo Domingo, co-fundadora do Moda Operandi; e a editora-chefe da “Vogue” americana, Anna Wintour, como anfitriões; Beyoncé será convidada de honra. Clichês à parte, a espera até maio valerá a pena quando os moicanos começarem a surgir no tapete vermelho do Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier