FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Techno+Fashion
    Techno+Fashion
    POR Redação

    Vestido de 1860 e criação de Thierry Mugler, que data de 1979 ©Divulgação

    O FIT (Fashion Institute of Technology), em Nova York, inaugurou nesta terça-feira (04.12) a exposição “Fashion and Technology”, que explora o impacto da tecnologia no design de moda e em sua produção nos últimos 250 anos. A mostra, organizada por Ariele Elia e Emma McCledon, reúne peças desenvolvidas por Thierry Mugler, Jean Paul Gaultier, Pierre Cardin e André Courrèges, mas traz também itens de “anônimos”, como um vestido criado na Inglaterra que data de 1860.

    A proposta de “Fashion and Technology” não é apenas apresentar roupas mirabolantes e com aspirações futuristas: a exposição visa mostrar ao visitante o quanto as inovações tecnológicas alteraram as matérias-primas utilizadas e o desenvolvimento de produto no mercado de moda, bem como a estética adotada por profissionais da área a partir de tais transformações. A mostra é dividida em ordem cronológica e se inicia com itens da época da Revolução Industrial (séculos 18 e 19), período em que surgiram a máquina de fiar hidráulica, o tear de jacquard e a máquina de costura.

    Vestido de Pierre Cardin de 1968 e macacão de Jean Paul Gaultier, produzido em 1996 ©Divulgação

    A partir de então, a exposição faz um passeio pela moda das três primeiras décadas do século 20, muito influenciada pela arquitetura dos edifícios colossais (“arranha-céus”) que invadiu as metrópoles e influenciou o movimento artístico conhecido como Art Déco. Além das estampas geométricas, a tecnologia trouxe nesse período a inclusão de materiais como plástico e borracha, especialmente a acessórios, e o hoje indispensável zíper.

    Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a apatia que ela deixou, a popularização do jeans com a geração baby boomer e a corrida espacial reviveram o interesse pela moda. André Courrèges, Paco Rabanne e Pierre Cardin criaram a chamada “Space Age” e inseriram metais às suas criações, além de plástico e cristais. Já no final do século 20, o movimento se inverteu: em vez da Lua e do Sistema Solar, foi a estética do “cyber espaço” que inspirou Jean Paul Gaultier, como mostra a exposição por meio do macacão bicolor de náilon e elastano desenvolvido pelo estilista francês em 1996.

    – Desfile de Alexander McQueen de Primavera/Verão 1999:

    “Fashion and Technology” apresenta também o quanto os computadores e seus softwares transformaram a cadeia produtiva na última década do século 20: muitas das máquinas surgidas na Revolução Industrial passaram a ser programadas digitalmente, e não mais conduzidas de forma manual. De 2000 até agora, as estampas em 3D, as peças utilitárias e as mídias sociais têm sido as principais inovações tecnológicas a impactar a moda, como, por exemplo, os “Google Glass” utilizados por Diane von Furstenberg em seu desfile de Primavera/Verão 2013.

    Modelos usando o “Google Glass” no desfile de Primavera/Verão 2013 de Diane von Furstenberg ©ImaxTREE

    O minidocumentário produzido através do uso do “Google Glass” por von Furstenberg é, inclusive, o que fecha “Fashion and Technology”. De acordo com a revista “Interview”, a exposição é menos glamurosa do que tipicamente acontece no Museu do FIT, mas isso acontece pelo propósito da mostra, que não constitui apenas em apresentar roupas bonitas, mas em mostrar a importância da tecnologia na moda, seja ela a do dia-a-dia ou a dos tapetes vermelhos.

    “Fashion and Technology” @ FIT
    Seventh Avenue at 27 Street, Nova York – EUA
    De 04 de dezembro de 2012 a 08 de março de 2013
    + Site 

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW