FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Ícones da fotografia: a universalidade multicolorida de Mario Testino
    Ícones da fotografia: a universalidade multicolorida de Mario Testino
    POR Redação

    Kate Moss após seu casamento, em editorial desenvolvido com exclusividade para a edição de setembro de 2011 da “Vogue” americana ©Mario Testino/Reprodução

    Vibrante, a obra de Mario Testino é como sua personalidade. Por meio da utilização frequente da cor, aliada à luz perfeita, o fotógrafo peruano desenvolveu uma estética impecável, que remete à latinidade e saúde e é, comercialmente, um sucesso. Ao longo dos mais de 30 anos de carreira, Testino se estabeleceu como um dos profissionais mais requisitados – e bem relacionados – da indústria da moda: é colaborador assíduo da “Vanity Fair”, “V”, “Allure”, “GQ” e das edições americana, britânica e francesa da “Vogue”, além de ser responsável por dezenas de campanhas publicitárias da Burberry, Versace, Gucci, Michael Kors e Lancôme. Nesta quinta-feira (13.07), foi inaugurada em Lima, no Peru, a MATE, fundação concebida por Testino com objetivo de promover a cultura local e conservar parte de seu acervo; para a ocasião, foi promovida uma grande festa, que teve personalidades como Lily Donaldson, Karlie Kloss e Hamish Bowles entre os convidados.

    Mario Testino entre Lily Donaldson e Lara Stone ©Reprodução

    “Minha fotografias são os meus olhos. Quero fotografar o que vejo – e o que quero ver”, justificou Testino em seu terceiro livro, “Alive”, publicado em 2001. O fato é que, a partir da visão do peruano, e, claro, de suas lentes, o mundo é um lugar dotado de extrema beleza e sensualidade. O universalismo da obra de Testino, que mescla as raízes latino-americanas a elementos globais, é reflexo da educação multicultural que recebeu: seu pai, um imigrante italiano que se converteu em empresário, e sua mãe, dona-de casa de origem espanhola, lhe possibilitaram um nível educacional superior ao conseguido pela maior parte da população peruana à época. Em 1976, com 22 anos, após tentativas mal sucedidas de começar uma carreira em Direito, Economia e Relações Internacionais, Testino deixou sua cidade natal, Lima, para viver em Londres.

    Kate Moss na edição de outubro de 2009 da “Vogue” britânica ©Mario Testino/Reprodução

    Na Inglaterra, Testino estabeleceu residência em um apartamento localizado em uma ala abandonada do Hospital Charing Cross, onde viveu por sete anos. Para se manter, o peruano passou a produzir portfólios para modelos iniciantes por apenas £ 25 (R$ 79), atividade que exerceu até conseguir sua primeira oportunidade como fotógrafo na revista “Over 21”, ainda em 1976. Dez anos mais tarde, Testino mudou-se novamente, mas dessa vez para Nova York; durante os quatro anos seguintes, ele se dedicou à busca da luz correta, além de realizar ensaios de nus masculinos. Foi a partir do início da década de 1990, no entanto, que a trajetória do peruano encontrou a de Carine Roitfeld, ainda apenas stylist, que o aconselhou a adotar uma assinatura própria.

    Campanha de Primavera/Verão de 1996 da Gucci ©Mario Testino/Reprodução

    Madonna, em 1995, e Diana, Princesa de Gales, em 1997 ©Mario Testino/Reprodução

    Já em 1995, Testino passou a trabalhar com Roitfeld nas campanhas publicitárias da Gucci, ainda sob a direção criativa de Tom Ford. Depois, fotografou os anúncios da Versace com Madonna, que utilizou uma das imagens do peruano na capa de seu álbum “Something to Remember”, além de ter estrelado várias capas para a “Vanity Fair” a partir de suas lentes. Dois anos depois, em 1997, Testino realizou um ensaio histórico com Diana, Princesa de Gales, somente cinco meses antes de sua morte; a colaboração com a família real britânica continua até hoje, inclusive, quando em 2011, foi o responsável pelas imagens oficiais do noivado do Príncipe William com Kate Middleton.

    As capas dos livros “Mario Testino: Portraits”, de 2002, e “Mario de Janeiro Testino”, de 2009 ©Mario Testino/Reprodução

    Após o lançamento de 11 livros, entre eles um dedicado ao Rio de Janeiro, publicado em 2009, e dezenas de exposições internacionais, Testino converteu-se em um fotógrafo-celebridade, retratando momentos íntimos de seus amigos, como Kate Moss, grande musa do peruano e tema de sua última coletânea, “Kate Moss by Mario Testino”. A relação com o Brasil também vai além das campanhas publicitárias da Zoomp e das capas da “Vogue” brasileira: o fotógrafo inaugurou em 2011 uma agência criativa de branding e comunicação em São Paulo, a Higher and Higher. Enfim, responsável por cinco capas da edição de setembro da “Vogue” americana e por encantar a realeza britânica, Testino pode não possuir uma produção completamente autoral, mas é um cânone da moda contemporânea.

    Veja mais da série “Ícones da Fotografia”:

    – Robert Capa
    – Deborah Turbeville
    – Patrick Demarchelier
    – Paolo Roversi
    – German Lorca
    – Nick Knight
    Steven Meisel
    Tim Walker
    David Bailey
    – Helmut Newton

    + Veja na galeria abaixo mais imagens de Mario Testino:

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador