FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Divas
    Divas
    POR Augusto Mariotti

    Lady Gaga e Madonna em quadro do Saturday Night Live, onde encenaram uma briga física e verbal ©Reprodução

    Ao longo dos últimos 15 anos, para uma cantora estabelecer-se no papel de “diva” da música pop, parece ser inevitável as comparações com Madonna. Hoje, quem se encontra no centro da rivalidade midiática com a “rainha”, é Lady Gaga. Antes mesmo de Madonna iniciar sua nova turnê, “MDNA”, no dia 31 de maio, em Israel, especulava-se que a americana faria um mashup das músicas “Express Yourself”, “Born This Way” e “She’s Not Me”, como já havia acontecido em um ensaio. Os boatos se confirmaram, e a “alfinetada” de Madonna abriu espaço na imaginação fértil de seus fãs mais ávidos, bem como se multiplicou em pautas dos mais distintos veículos internacionais.

    ©Terry Richardson/Reprodução

    Dois dias antes da apresentação de Madonna em Israel, Terry Richardson, colaborador habitual e amigo de Lady Gaga, publicou em seu Tumblr uma imagem dos pôsteres oficiais da turnê “MDNA” pichados com a palavra “Fuck!”. A atitude do fotógrafo, sempre afeito a polêmicas, foi considerada uma resposta às provocações de Madonna – ou à ameaça delas, já que a cantora só as tinha feito em caráter privado, nos ensaios prévios ao lançamento da turnê. Logo em seguida ao show em Israel, o produtor de Lady Gaga, Fernando Garibay, respondeu a um fã em um fórum afirmando que, a cada vez que Madonna cantava “Born This Way”, ele (e a “Mãe Monstro”, claro) ganhava mais dinheiro.

    – Mashup de “Express Yourself”, “Born This Way” e “She’s Not Me”: 

    A verdade é que toda essa rivalidade já aconteceu anteriormente com outras cantoras, mas sempre foi, acima de tudo, uma fonte inteligente de autopromoção. Se há alguns anos Britney Spears ou Christina Aguilera eram as “arquirrivais” da vez, Lady Gaga surgiu para fazer frente a Madonna com uma produção gigantesca por trás e, aparentemente, uma cabeça astuta e empreendedora. Mesmo de maneira jocosa, o produtor de Gaga não falou mais que a verdade em sua resposta; a cada vez que Madonna canta uma música de alguém ou lança uma indireta, todas as atenções do planeta são voltadas a ela e isso, como uma via de mão dupla, torna-se publicidade e muito dinheiro para ambos os lados.

    Madonna tem grandes contribuições às indústrias pop e da moda. Sempre usou a plataforma da moda como uma grande aliada para se manter no topo como diva, musa polêmica, provocadora e “novidadeira” através de seus figurinos para shows, capas de álbuns e videoclipes. A cada lançamento, um novo visual, um novo estilo. É uma verdadeira trendsetter. Já Lady Gaga não tem o poder de ditar a moda, uma vez que suas roupas funcionam apenas para deleite e admiração, mas a bordo de figurinos absurdos e por vezes jamais vistos, ela ultrapassa barreiras e, claro, vira notícia. Por trás do closet de Madonna, está Arianne Phillips, figurinista acostumada ao showbizz e à indústria do cinema. Já Gaga tem o expert Nicola Formichetti, diretor criativo da Thierry Mugler e da “Vogue Hommes” japonesa, como o cérebro por trás de toda sua loucura fashion.

    Para os fãs, a questão ganha proporções (ir)reais. No entanto, é correto afirmar que, seja essa briga genuína ou programada, Madonna e Lady Gaga estão lucrando milhões em marketing espontâneo. O FFW  fez uma galeria com os looks mais icônicos de ambas; do início de Madonna, em meados da década de 1980, às produções vanguardistas – e absurdas – de Lady Gaga. Quem escolhe aqui é você (no Facebook a discussão está quente!).

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador