23.02.2017 / Cultura pop / por

Nome forte da nova geração, artista Claire Barrow expõe na Galeria Melissa em Londres

Parte da instalação de Claire Barrow na Galeria Melissa de Londres ©Cortesia
Parte da instalação de Claire Barrow na Galeria Melissa de Londres ©Cortesia

Em Londres

A Melissa lançou sua nova colaboração internacional no primeiro dia da semana de moda de Londres. A artista multimídia Claire Barrow foi convidada para criar um sapato em colab com a marca e também expor seu projeto Dancing with Dreams, que une escultura, moda, arte, vídeo e música. A Galeria Melissa em Covent Garden tem uma curadoria de projetos artísticos dirigida por Eduardo Jordão.

Nome forte da nova geração de artistas da cena londrina, Claire criou cinco esculturas de argila e acrílico que foram posicionadas à frente de projeções de vídeo com performances de pessoas reais, como se elas mantivessem uma conexão com os manequins ou fossem sua representação em carne e osso. O casting é muito bom e conta com a atriz Sameena Jabeen Ahmed, atriz premiada no British Independent Film Award pelo filme Catch Me Daddy; Harry Alexander, dançarino do grupo do coreógrafo Michael Clark; o ativista LGBT Michael Peacock; a performer Amy Kingsmill, e o absurdo Taigen Kawabe, músico que também assina a composição da trilha junto com Kenichi Iwasa, da banda Xavier.

Tanto as esculturas como as pessoas usam figurinos criados por Claire, que até há pouco tempo desfilava na London Fashion Week e vendia suas peças em multimarcas como Luisa Via Roma e Matches Fashion.

Claire Barrow ©FFW
Claire Barrow ©FFW

Uma questão que permeia todo o seu trabalho, seja na arte ou na moda (na verdade, para ela tal separação não importa e as duas coisas acabam se integrando organicamente), é uma estética própria, que não é a da beleza convencional, o que torna seu trabalho instigante, estranho e misterioso. “Essa estética é parte do meu estilo e de quem eu sou. Quando eu fazia desfiles, gostava de fazer o casting com pessoas que achava inspiradoras, com alguém que vi e tinha interesse em conhecer…”, ela conta ao FFW pouco antes da mostra abrir. “Se você olhar para a versão padrão de beleza, ela representa uma parcela minúscula da população, então procuro olhar muito para o que está à nossa volta, para o dia a dia. Acho mais interessante do que versões fetichizadas de beleza”.

Claire é formada em moda, estreou na LFW em 2012 e desde o início encontra maneiras inventivas de mostrar seu trabalho, aplicando sua estética em roupa, tela, intervenções. Uma forte representante da cultura DIY, ela tem fãs como Carine Roitfeld, Rihanna e Nick Knight. “É maravilhoso, hoje em dia, encontrar um talento com a habilidade de personificar sua alma em seu trabalho. E Claire Barrow é esse indivíduo. Ela não é apenas uma designer; é a prova do significado da presença artística e da longevidade dessa constatação”, disse o fotógrafo.

A exposição de Claire na Galeria Melissa (que também exibiu projetos e instalações de Gareth Pugh, Jeremy Scott e Vivienne Westwood) foi noticiada em veículos como i-D, Dazed, Wallpaper, WWD, It’s Nice That e BoF, que a colocou como destaque da nova geração de criativos britânicos.

Dancing With Dreams
Por Claire Barrow
Até 15 de maior
Galeria Melissa (43 King Street, Londres)


Relacionadas


Veja Também