FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Novo livro retrata alma brasileira com obras de grandes artistas
    Novo livro retrata alma brasileira com obras de grandes artistas
    POR Augusto Mariotti

    Imagem feita no centro de São Paulo ©Felipe Morozini

    Para abordar as diferenças culturais do Brasil em todas as suas cores e manifestações, só mesmo com registros de todas as épocas, estéticas e segmentos possíveis; é por isso que o livro “Projeto Brasil 01: Pensamento” traz uma seleção de trabalhos dos mais diversos fotógrafos e artistas visuais, desde fotos dos cangaceiros de Lampião, registrados por Benjamin Abrahão, até ensaios de moda, passando por registros antropológicos feitos pelo etnólogo Pierre Verger.

    O projeto surgiu de um desejo de fazer uma edição especial da “Mag!” com uma compilação das melhores fotos de seus cinco anos de vida. Porém, ao perceber o conjunto da obra, ficou claro que aquele conteúdo rendia um livro inteiro.

    A obra, a ser lançada nesta quarta-feira (18.01) com um coquetel no shopping Iguatemi, em São Paulo, é uma co-produção entre a editora Arte Ensaio e a Luminosidade, com textos de autoria do poeta e fotógrafo Diógenes Moura, do sociólogo e pesquisador Bernardo Buarque de Hollanda, do psicanalista Roberto Gambini e da diretora e cenógrafa Daniela Thomas.

    Como explica a diretora da Luminosidade, Graça Cabral, “este é um momento em que o Brasil aumenta cada vez mais sua atratividade e visibilidade no mundo”. Ela afirma que o livro “é o primeiro de uma série de fragmentos de imagens, sentimentos, ideias e pensamentos que podem inspirar novas sínteses e provocar novos descobrimentos”. Sobre a obra, Daniela Thomas opina que “é uma daquelas publicações de tirar o fôlego do leitor: apresenta um retrato fiel do país, em todas as suas cores e diferenças culturais tão marcantes em nosso território”.

    Os fotógrafos e artistas que participam de “Projeto Brasil 01: Pensamento” são: Adenor Gondim, André Katopodis, André Vieira, Benjamin Abrahão, Bob Wolfenson, Bruno Veiga, Christian Cravo, Claudia Andujar, Cristiano Madureira, Cristiano Mascaro, Fábio Bartelt, Felipe Morozini, Fernando Huck, Filipe Jardim, Flávio de Carvalho, Gui Paganini, Hélio Oiticica, Heitor dos Prazeres, Julio Bittencourt, Ludovic Careme, Marcio Lanzarini, Mario Cravo Neto, Murilo Meireles, Otto Stupakoff, Pierre Verger, Renata Mein, Renato De Cara, Robert Moore, Valdir Cruz, Vavá Ribeiro, Zee Nunes, Bruno 9Li, Janaina Tschäpe, Eduardo Srur, Stephan Doitschinoff.

    A obra tem o patrocínio da Oi e da Iguatemi Empresa de Shoppings Centers, e conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e apoio cultural do Oi Futuro, Ministério da Cultura e Governo Federal.

    Veja na galeria abaixo algumas da imagens de “Projeto Brasil 01: Pensamento” (o preço e os pontos de venda do livro ainda não foram divulgados):

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar