FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Design Weekend vai até domingo com exposições, encontros e palestras em São Paulo
    Design Weekend vai até domingo com exposições, encontros e palestras em São Paulo
    POR Camila Yahn

    Uma das ações de 2012 durante o Design Weekend em São Paulo ©Reprodução

    Acontece a partir desta quinta-feira (15.08) e até domingo (19.08) a segunda edição do Design Weekend (DW!), festival que reúne palestras, cursos, feiras, exposições e shows em vários pontos da cidade. Idealizado por Lauro Andrade, CEO da empresa de marketing Summit Promo e com curadoria do arquiteto e diretor de redação da “Casa Cláudia”, Pedro Ariel, o evento pretende aquecer o mercado e promover o design nacional e internacional, e as suas relações com áreas como arte, arquitetura, urbanismo, decoração, negócios e inovação tecnológica. Criado nos mesmos moldes da Semana de Design de Milão e do Festival de Design de Londres, a 1ª edição da iniciativa contou com mais de 300 eventos simultâneos, 160 parceiros e mais de um milhão de visitantes.

    Este ano, a maioria dos eventos é gratuita e aberta ao público, com exceção da mostra na Fundação Oscar Americano e da exposição do projeto MADE, no Jockey Clube de São Paulo. Na área da moda, o estilista Walter Rodrigues explicará o seu processo de criação por meio dos croquis, tecidos e as anotações que dão origem aos seus designs na Universidade de Belas Artes. Ainda, a artista plástica Catarina Gushiken realizará um live painting no dia 17 de agosto, a partir das 16h, na rua Belmiro Braga, na Vila Madalena, que contará também com uma performance do dançarino Satoru Saito e um editorial de moda fotografado por Alexandre Wittboldt com a modelo Marina Dias. Ambos abertos ao público.

    O projeto de revitalização da Praça Aspicuelta na Vila Madalena que conta com ações de crowdfunding e debates ©Divulgação

    O FFW conversou com Lauro Andrade, que explicou um pouco quais os objetivos da iniciativa e a sua relação com urbanismo e cultura. Confira:

    O DW! ainda está na 2ª edição e já é considerado o maior festival de design urbano da América Latina. Como isso aconteceu?

    Aconteceu porque o que fazemos não é um evento pontual, é uma plataforma em que participam lojas, marcas, universidades e galerias. Trazemos não só a divulgação do design no país como um movimento, mas também uma oportunidade de negócio, de buscar inovação em várias áreas, e de aplicar o design no dia-a-dia. Queremos ser uma data no circuito mundial do design.

    Vocês se inspiraram em eventos semelhantes que acontecem em Londres e Milão. Como isso se traduz em São Paulo?

    Queríamos criar uma mistura entre o espírito latino de festa da semana de Milão e a organização britânica da semana de Londres.

    E que trabalhos desenvolvem durante o resto do ano?

    Durante o ano apoiamos eventos dos nossos parceiros. Participamos das semanas de design internacionais e levamos grupos a palestras e exposições.

    Imagem de um parklet em Nova York, ação que substituiu vagas de carros por parques para pedestres ©Reprodução

    Qual o objetivo do projeto?

    É colocar o design na agenda, consolidar o evento em São Paulo e criar uma cultura do design. Queremos deixar um legado. Resumindo, temos três entregas para concretizar: a primeira é colocar o design na agenda nacional. Não só abrindo a discussão, mas trazendo-o para perto de mais consumidores; a segunda é criar uma discussão para a cidade – temos um projeto chamado Zona Verde, inspirado nos parklets de Nova York, onde transformamos duas vagas de zona azul em um mini parque para pedestres e ciclistas. Temos cientistas sociais e pesquisadores avaliando a aceitação das pessoas para ser depois discutido em outubro na Bienal de Arquitetura. A terceira entrega é a discussão na Vila Madalena para a revitalização de áreas degradadas que conta com uma ação de crowdfunding, uma exposição e um debate com o jornalista Gilberto Dimenstein.

    Vocês ainda não têm um tema para o festival. Pensam em ter?

    Ainda somos jovens para nos limitarmos a temas, mas sabemos que em algum momento isso vai ter que acontecer.

    + Confira no site do evento a programação completa e organize o seu roteiro ou baixe o aplicativo criado especialmente para o evento.

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador