FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    No limite
    ©Nick Knight
    No limite
    POR Redação

    “Heart of Darkness”, de Claire Morgan ©Reprodução

    A partir desta quinta-feira (21.06), o SHOWstudio promove em Londres a exposição “Death”, que, além da participação de Nick Knight, fotógrafo e fundador da plataforma virtual, conta com obras de Claire Morgan e dos Irmãos Gao, como são mais conhecidos Zhen e Qiang Gao. A mostra teve como seu ponto de partida a escultura “A Execução de Cristo”, peça dos artistas chineses que faz alusão ao quadro “A Execução do Imperador Maximilian”, de Edouard Manet.

    “A Execução de Cristo”, dos Irmãos Gao ©Reprodução

    De acordo com o SHOWstudio, a exposição foca em momentos de liminaridade. “Em sua forma mais dramática, [as esculturas mostram] o espaço entre a vida e a morte, mas também entre a presença e a ausência, o laico e o religioso. Como Jesus encara os canos de seis rifles, a morte está presente como um tipo de limiar no qual há potencial para transição, em vez de apenas um final ou ponto final”. A já citada peça dos Irmãos Gao não é apenas uma apropriação autoral da obra de Manet, mas um verdadeiro manifesto político, baseado na experiência pessoal dos chineses, que perderam o pai no final da década de 1960 em circunstâncias até hoje não esclarecidas.

    À parte Jesus e Mao Tsé-Tung, Kate Moss também se faz presente em “Death”. Nick Knight uniu a figura da modelo inglesa a um elemento típico da iconografia cristã: as asas. Em “Kate”, o fotógrafo eleva ao patamar de divindade um ícone pop e explora, como é habitual em seu trabalho, os limites culturais e estéticos da contemporaneidade. Já Claire Morgan apresenta na mostra a obra “Heart of Darkness”, um móvel com centenas de moscas cristalizadas onde, mesmo sinistramente, é possível enxergar beleza por meio da simetria com que foram colocadas.

    “Kate”, de Nick Knight ©Reprodução

    As obras, assim como o tema da exposição, visam trazer a morte ao centro das atenções, além de questionar o espectador sobre sua inevitabilidade. Após a mostra, todas as peças serão vendidas. No entanto, até o momento não foram divulgado valores.

    “Death” @ SHOWstudio
    1-9 Bruton Place, W1J 6LT, Londres, Inglaterra
    De 21 de junho a 31 de agosto de 2012
    + SHOWstudio

    + Na galeria abaixo é possível ver algumas imagens da mostra publicadas por Knight em seu Instagram:

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier