FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Sorria
    Sorria
    POR Camila Yahn

    Yoko Ono apresenta o seu novo projeto ©Reprodução

    Em 1967, Yoko Ono fez uma declaração: “O meu objetivo final enquanto realizadora é fazer um filme com fotos de sorrisos de todos os seres humanos do mundo”. Na época era complicado – Yoko inclusive pediu ajuda aos postos de Correio do mundo inteiro -, mas agora, com a ajuda das novas tecnologias, ela está mais perto do seu objetivo. Com a criação da hashtag #smilesfilm no Twitter e no Instagram, Ono convida o mundo a enviar fotos dos seus rostos sorridentes, juntamente com a localização de onde a foto foi tirada. Para participar é simples: tire uma foto, coloque no Twitter ou no Instagram com a hashtag #smilesfilm no texto e acrescente a sua localização.

    Elas ficam disponíveis no site Smilesfilm e no aplicativo de iPhone criado especialmente para o feito, onde você pode ver as imagens que outras pessoas subiram e em que lugar do mundo o fizeram, além de subir você mesmo as suas fotos e ainda ler algumas citações inspiracionais de Yoko. A iniciativa é uma extensão da obra artística em que ela reflete sobre as ligações entre as pessoas mundo afora e o poder da participação em massa. Além de resultar em um filme com sorrisos do mundo inteiro, a intervenção faz parte da exposição “Imagine Peace”, que estará até dia 9 de setembro em exibição na Serpentine Gallery em Londres, e que conta com várias obras suas.

    O sorriso de John Lennon, usado por Yoko no filme Film No. 5 by Yoko Ono, ‘SMILE’ ©Reprodução

    A temática do sorriso já tinha, aliás, sido usada por Ono na obra “Film No. 5 by Yoko Ono, ‘SMILE'”, de 52 minutos, filmada no jardim da casa de John Lennon em Weybridge, no Reino Unido, apresentada em 1968 durante o festival de cinema de Chicago. O filme, que originalmente foi feito para durar cinco horas, mostrava várias expressões faciais de John Lennon – franzindo as sobrancelhas, ou colocando a língua para fora -, intercaladas por um sorriso do Beatle de três em três minutos.

    “O sorriso é a coisa mais simples que existe para você ficar saudável e fazer os outros se sentirem bem”, disse a artista e pacifista, que admite nem sempre ter pensado assim. “Para mim também foi difícil. Depois que meu marido, John Lennon, faleceu, tentei sorrir pela minha saúde”, afirmou.

    Abaixo você pode ver o vídeo de como tudo acontece, explicado pela própria Yoko:

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier