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    WGSN: conheça os conceitos que guiarão o Outono/Inverno 2012
    WGSN: conheça os conceitos que guiarão o Outono/Inverno 2012
    POR Redação

    “Um mundo, infinitas perspectivas” — esta é uma das provocadoras definições que abrem o report de macro-tendências Outono/Inverno 2012/2013 do WGSN. “Hipercultura”, “Neutralidade Radical” e “Eco-hedonismo” são os conceitos que devem guiar a próxima temporada, e cujos resumos você vê primeiro aqui:

    Hipercultura

    ©Reprodução/WGSN

    O cada vez mais importante design cross-cultural e as conversações sócio-econômicas criaram uma nova ordem visual. A web quebrou distâncias físicas e também acelerou a evolução cultural. Conexões globais de redes que ligam uma nova geração de artistas, designers e pensadores fazem uso de tradições antigas ao mesmo tempo em que transcendem seus limites para criar algo novo.

    Amizades modernas: a internet e a mudança do poder econômico pelo mundo possibilitaram novas amizades e um novo entendimento cultural. A globalização muda de uma força às vezes negativa para uma que promove a troca positiva de habilidades, ideias e culturas. Uma das referências indicadas pelo WGSN é o projeto “Made In…” de Miuccia Prada, que envolve coleções de luxo do mundo todo – do Japão à Escócia, da Índia ao Peru. Produzido em workshops tradicionais, os itens exemplificam as habilidades de cada lugar. A ideia subverte a concepção comum do “made in China” ou “made in Italy” como identificadores instantâneos de produção em massa ou luxo. A Prada olha para as origens de uma roupa como um statement que destaca as habilidades especializadas dentro daquele país.

    História 360: novos canais de acessibilidade tornam possível redesenhar a história global para incluir perspectivas múltiplas. Uma das referências indicadas pelo WGSN é uma reportagem publicada em agosto de 2010 na edição de aniversário de cinco anos da “Vogue” China, intitulada “100 Years of Chinese Women”. Ao lado da linha do tempo principal, ela tinha uma segunda linha do tempo que mapeava os acontecimentos culturais ocidentais correspondentes da época. As perspectivas múltiplas da reportagem mostram um olhar mais amplo do que é entendido como história tradicional por inserir paralelos e desenvolvimentos em outras culturas.

    Herança global: a herança do futuro está sendo criada agora e será uma não-tradicional mistura super-híbrida de influências. Uma das referências indicadas pelo WGSN é o Die Antwoord, descrito como um “grupo rave hip-hop futurista” da África do Sul. Suas músicas e videoclipes absurdos misturam mitologia africana local com hip-hop americano com o kung-fu asiático com elementos do estilo trashy Euro-Afrikaan. +dieantwoord.com

    Opostos se atraem: a possibilidade de criar uma nova estética cultural misturando-se marcas, estilos, valores e ícones que incorporem suas origens culturais. Uma das referências indicadas pelo WGSN é o coletivo de design We Make Carpets, que na feira Dutch Design Week 2010 apresentou um tapete turco tradicional construído com resíduos plásticos europeus de cuteleria made in China. +wemakecarpets.wordpress.com

    Neutralidade Radical

    ©Reprodução/WGSN

    Subjacente a essa tendência está um chacoalhão em alguns dos mais fundamentais entendimentos humanos. O gênero se torna mais aberto a traduções à medida em que os estilos de vida e sexualidades múltiplas se tornam mais comuns. O individualismo se infiltra no genérico e a uniformidade é usada como um inesperado veículo de statements complexos.

    O terceiro gênero: as restrições impostas pelo gênero relaxam e permitem mais escolhas quanto ao que vestimos e como interagimos. Uma das referências indicadas pelo WGSN é o trabalho da fotógrafa e DJ Sincerely Hana; seu projeto Switcheroo é uma série de imagens que envolve casais convencidos a trocar de looks entre si, das roupas ao estilo do cabelo. Os casais então são fotografados duas vezes exatamente no mesmo lugar, criando uma composição quase idêntica. +sincerelyhana.com

    Protesto silencioso: esta é uma nova forma de ativismo inteligente que opera de uma forma não-violenta e sob a bandeira da neutralidade. Uma das referências indicadas pelo WGSN é a situação referente à linha de trem que deve ligar Hong Kong a Shenzhen, na China — o projeto tem a resistência de ativistas e de moradores de uma vila que teve de ser evacuada para as obras. Um grupo de jovens estudantes, então, iniciou um inesperado método de protesto: todo fim de semana, eles se mudam para a vila e silenciosamente trabalham nas terras em um statement de preservação daquele modo de vida.

    Ausência: pode ser mais radical remover o ponto focal de uma cena e mudar a relevância da imagem para comunicar uma nova mensagem. Uma das referências indicadas pelo WGSN é a câmera Buttons, que não tem lentes – quando você aperta o botão, a câmera memoriza o horário exato e procura na internet por outras fotos que tenham sido tiradas naquele mesmo momento. Essencialmente, é uma câmera que tira as fotos dos outros. A ideia é promover uma identidade global e resistir à tentação de adicionar cada vez mais imagens à internet fornecendo aos seus usuários uma fotografia que já existe. +blinksandbuttons.net

    Falsa uniformidade: enquanto a superfície aparenta ser única ou repetitiva, sob a maquiagem há uma diversidade de texturas e culturas. Uma das referências indicadas pelo WGSN é a série “Between Red” do artista Sea-Hyun Lee. À primeira vista, são simples imagens monocromáticas de paisagens, mas olhando bem, percebe-se que são misturas de montanhas da Coreia do Norte e Coreia do Sul, combinadas a navios de guerra e cenas de bombas atômicas – dualidade que cria um elemento de tensão sob a aparência de beleza.

    Eco-hedonismo

    ©Reprodução/WGSN

    Os novos tipos de produtos e serviços que capturam os extremos e as contradições que regem a temporada.

    Pós natureza: a sofisticada fisiologia da vida vegetal é celebrada e impulsionada para novos territórios que incluem o sintético, o produzido pelo homem e a engenharia. Uma das referências indicadas pelo WGSN é o trabalho da fotógrafa Jacqueline Di Milia, que mistura homem, natureza e um senso do sublime por meio de múltiplas sobreposições e exposições fotográficas. +jacquelinedimilia.com

    Forrageamento: o que antes era uma técnica de sobrevivência é agora uma maneira luxuosa de comer e uma aventureira experiência de compras. Uma das referências indicadas pelo WGSN é a estratégia de marketing da marca de cosméticos Aēsop, que passou a disponibilizar frascos de testes na parede externa de suas lojas, convidando os passantes a experimentar o produto antes de entrar — uma espécie de forrageamento urbano.

    Enigma: a estética do “quase” engloba música, arte mística, interiores fantasmagóricos e fotografia espectral. Uma das referências indicadas pelo WGSN é o artista Terence Koh, associado ao novo movimento artístico gótico, e que começou a trabalhar com o projeto coletivo Gagakoh! com Lady Gaga in 2010. Seus trabalhos incluem escultura, performance e livros que se referem a rituais e cultos antigos. Além do seu trabalho artístico, o visual de Koh é marcante: ele mistura Balenciaga, Gareth Pugh e Margiela para criar um look de “xamã contemporâneo”, como o WGSN definiu.

    Luxo invertido: o subterrâneo se torna o novo território do luxo em contraste com as coberturas de arranha-céus do passado. Uma das referências indicadas pelo WGSN é o projeto de uma casa subterrânea fruto da colaboração entre os escritórios de arquitetura SEARCH e Christian Müller. Ela fica na Suíça, no vilarejo de Vals, inserida em uma montanha. +christian-muller.com

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