FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Eudes de Santana abre primeira exposição individual de fotografia
    Eudes de Santana abre primeira exposição individual de fotografia
    POR Augusto Mariotti
    eudes-de-santana-exposicao-fotografia-04

    Fotografias de Eudes de Santana ganham exposição no MIS ©Reprodução

    O fotógrafo Eudes de Santana inaugura, nesta quarta-feira (29.10), sua primeira exposição individual no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Intitulada “Espaço, tempo e causalidade”, a série faz parte do projeto de jovens talentos do MIS, o Nova Fotografia, e fica em cartaz até o dia 2 de dezembro. A entrada é gratuita.

    A mostra reúne 13 imagens clicadas por Eudes entre 2011 e 2013 nas cidades de Valência, Barcelona, Berlim e São Paulo. Cada uma dessas fotografias explora a semiótica de texturas, formas e cores de elementos e fenômenos naturais de transformação da matéria física. O trabalho do fotógrafo instiga um diálogo entre a plataforma com a qual trabalha, a fotografia, e outras técnicas artísticas mais clássicas como pintura e escultura, colocando ênfase no imaginário estético da imagem fotográfica e fazendo exercitar o olhar do observador pela abstração.

    O ponto de partida de “Espaço, tempo e causalidade” foi a passagem do biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy, em “Problems of Life” (1952), que diz: “Em sistemas físicos, eventos são, em geral, determinados apenas pelas condições momentâneas. Para um corpo que cai, não importa como ele chegou à sua posição momentânea. Para uma reação química, não importa de que forma foram produzidos os compostos que reagem. O passado está, por assim dizer, apagado em sistemas físicos. Em contraste com isso, os organismos parecem ser seres históricos”.

    Conhecido por não concordar com a visão cartesiana do universo, von Bertalanffy acreditava em uma abordagem orgânica de sistemas integrados. Dessa mesma forma, as imagens feitas em espaços e tempos aleatórios de Santana possuem qualidades semelhantes que não se encontram em seus componentes isolados, mas transparecem quando colocadas em conjunto.

    Natural de Rio Claro (SP), Eudes de Santana é formado em design gráfico e pós-graduado em fotografia pela Escuela Superior Universitaria de Imagen y Diseño (Idep) de Barcelona. Ele tem sido uma aposta da “FFWMAG”  e teve uma presença forte nas duas últimas edições. No currículo, também tem trabalhos para marcas e publicações de peso, como Nike, TK Maxx, Sony, “Dazed and Confused”, “Zeit Magazin” e “Neon Magazin”, entre outras.

    Exposição “Espaço, tempo e causalidade”, de Eudes de Santana @ São Paulo
    Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158
    De 29 de outubro a 2 de dezembro
    Terças a sextas, das 11h às 21h; sábados, das 9h às 23h; domingos e feriados, das 9h às 20h
    Abertura: 29 de outubro, às 19h30
    Entrada gratuita

    + Clique na galeria abaixo para ver mais imagens da exposição.

    Não deixe de ver
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Para ficar de olho: o fotógrafo e diretor londrino Gabriel Moses
    Rocksport x Hick Duarte
    FFW SHOOTING: ROGAI POR NÓS
    Fotógrafa documenta as casas de bronzeamento em novo livro
    Shooting: Sinestesia
    FFW Shooting: HELOÁ
    FFW Shooting: Axé
    Shooting AFROTERRESTRE