FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Mostra em Londres explora os sentimentos despertados por fotos
    Foto do brasileiro Rafael Milani, escolhida por Laurence Von Thomas para ser exposta na “If You Leave 2016”, em Londres ©Reprodução
    Mostra em Londres explora os sentimentos despertados por fotos
    POR Redação

    Sempre que vamos a uma exposição, recebemos todas as informações do que será visto: desde a notoriedade do artista/fotógrafo a detalhes das obras. O fotógrafo Laurence Von Thomas se admira exatamente pelo oposto: o impacto inicial e imparcial que uma foto provoca, independente de quem, quando e onde a tirou. Para ele, o mínimo de informação referente ao autor basta, o importante é o sentimento que a foto desperta. Thomas já trabalhou com cinema e é aficionado por storytelling, daí a incansável busca pela imagem que “fala” por si só.

    Pensando nisso, em 2009 ele criou uma conta no Tumblr, a “If You Leave”, a fim de divulgar o seu trabalho e outras imagens que o influenciam. Com o tempo, as pessoas comentavam nas fotos achando que todas eram de sua autoria. Foi quando percebeu que deveria expandir o projeto e também divulgar o trabalho de outros fotógrafos. Por um momento, ele achou que não teria conteúdo suficiente, porém começou a receber fotos de pessoas do mundo inteiro, e então fazia uma curadoria sempre focando na imagem e não no autor. Deu certo: o projeto já rendeu dois livros e agora uma mostra em Londres, a “If You Leave 2016”, que teve lançamento na Red Gallery.

    De 200 fotos selecionadas previamente por Von Thomas, vinte foram escolhidas, cada uma por um co-curador diferente – um time de peso que inclui profissionais de renomadas galerias de arte, como The Photographer’s Gallery, plataformas online e revistas como a “Dazed & Confused” –, sempre primando o sentimento, o humor e o instinto despertados. Para tanto, eles receberam uma lista apenas com as fotos, sem o nome de seus respectivos autores.

    Ano que vem é a vez de Nova York receber a “If You Leave”. “A ideia foi buscar imagens que tenham a habilidade de contar uma história ou descrever um estado de espírito em apenas um ato”, disse Von Thomas.

    Não deixe de ver
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Para ficar de olho: o fotógrafo e diretor londrino Gabriel Moses
    Rocksport x Hick Duarte
    FFW SHOOTING: ROGAI POR NÓS
    Fotógrafa documenta as casas de bronzeamento em novo livro
    Shooting: Sinestesia
    FFW Shooting: HELOÁ
    FFW Shooting: Axé
    Shooting AFROTERRESTRE