FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Cinco mulheres, cinco estilos: como as editoras escolhem o que usar durante o SPFW
    Cinco mulheres, cinco estilos: como as editoras escolhem o que usar durante o SPFW
    POR Redação

    Yasmine Sterea, Renata Piza, Maria Prata, Adriana Bechara e Mônica Salgado ©Ricardo Toscani e Felipe Abe/FFW

    Durante as semanas de moda, as jornalistas, em especial se editoras e redatoras, são muito observadas e, claro, fotografadas. Conversamos com cinco delas para saber mais sobre seus respectivos estilos e as mudanças que fazem quando se vestem nos dias em que trabalham no SPFW. Leia abaixo os comentários – e as dicas – de Yasmine Sterea, Renata Piza, Maria Prata, Mônica Salgado e Adriana Bechara.

    Yasmine Sterea, editora de moda da “Vogue”

    Yasmin Sterea veste calças Piave 37, blusa Cod e bolsa Paula Cademartori ©Ricardo Toscani/FFW

    Como você vê o seu próprio estilo e como escolhe as peças que usa no dia-a-dia?

    Eu normalmente começo a montar meus looks a partir de uma peça que estou com desejo de usar. Adoro misturar acessórios, estampas e texturas, então não tem uma regra, acho que é brincar mesmo com a moda. Não tenho nada fixo [nos meus looks], depende de como acordo e do meu humor.

    Você faz alguma adaptação nos seus looks durante as semanas de moda para aguentar o dia inteiro na correria?

    Não, uso tanto sapatos altos quanto baixos, então depende da minha disposição. Meu dia-a-dia é sempre muito corrido de qualquer jeito. Acho que estando com ou sem salto, o que importa é a postura que se tem.

    Quais as peças-chave da próxima temporada, para você?

    Acho que está todo mundo fazendo saias e vestidos com comprimento midi, quase no tornozelo, o que vai ser difícil de as pessoas aderirem. Em geral, tem um pouco de preconceito, mas estou amando e acho que tem uma maneira de usar que não fica careta.

    Yasmin Sterea veste calças Piave 37, blusa Cod e bolsa Paula Cademartori ©Ricardo Toscani/FFW

    E as peças cropped?

    Ah, estou amando, mas tem que saber usar também. Acho que as peças cropped vão continuar. Na moda não tem muita regra, tem é que saber como as peças caem no seu corpo e como elas se encaixam no seu biotipo e no seu estilo. Também é interessante brincar com as proporções, então se você está usando um top cropped, não vai botar uma minissaia, porque fica um pouco demais, é melhor optar por uma saia lápis ou uma calça de cintura alta mais larguinha.

    E o que você viu nos desfiles que mais te atraiu? Quais são as marcas do calendário que mais entram no seu armário?

    Vi muitas peças de lã, pesadas, o que acho que pode ser bom, e o comprimento midi. Gosto muito da Tufi Duek e da Paula Raia, mas compro muitas peças vintage nas viagens que faço.

    Renata Piza, redatora-chefe da “Elle”

    Renata Piza veste Zara e Coven ©Felipe Abe/FFW

    Como você escolhe as peças que usa no dia-a-dia e como você adapta o seu estilo às semanas de moda?

    Escolho no dia, não sou uma pessoa organizada ao ponto de montar look com antecedência. Acordo, olho o tempo e aí decido o que vou vestir. Em geral, a escolha é emocional, se estou mais cansada ou mais animada; o mesmo acontece com os acessórios. No primeiro dia desta edição do SPFW, usei um salto 10, aí fui baixando conforme o passar dos dia. Gosto de bolsas médias ou grandes; não consigo usar modelos muito pequenos, independentemente da ocasião, mas não tem muita regra quanto ao restante.

    Renata Piza usa ankle boots da Surface to Air e bolsas da Kate Spade ©Felipe Abe/FFW

    Quais marcas do calendário você usa de verdade?

    Gosto bastante de Alexandre Herchcovitch, Ellus e Tufi Duek. Acho que combinam mais com o meu visual, que mais rock‘n’roll e não tão clássico.

    Até agora, o que você viu nas passarelas do SPFW que acha que vai ser incorporado à moda de rua?

    Acho que as saias na altura dos joelhos e um pouco abaixo, de comprimento midi, vão vir muito fortes; eu gosto, apesar de achar que são peças difíceis para o dia-a-dia porque têm que ser usadas com salto se não se é muito alta, o que não é prático.

    Mônica Salgado e Adriana Bechara, editoras da “Glamour”

    Mônica Salgado veste body Adriana Degreas, saia Zara e scarpins Prada, e Adriana Bechara veste vestido Reinaldo Lourenço, casaco Talie NK e cinto DVF ©Felipe Abe/FFW

    Como você monta seus looks no dia-a-dia e como você os adapta à rotina das semanas de moda?

    Mônica: Em São Paulo, adapto muito pouco. Como no meu dia-a-dia eu tenho reuniões e eventos, normalmente saio de casa de manhã com roupas muito parecidas com as que uso aqui [no SPFW]. Eu não economizo no salto, pelo contrário, não tiro o salto de jeito nenhum, mas o meu uniforme, como meu marido fala, é saia lápis ou evasê até os joelhos, camisa de seda e scarpins.

    Mônica Salgado usa scarpins Prada ©Felipe Abe/FFW

    Adriana: No SPFW, a gente sempre repensa o próprio closet, e aí acaba turbinando mais a produção, além de encontrar coisas que estão meio esquecidas. Por exemplo, no primeiro dia de evento, sempre uso saltos altos, porque depois não uso mais. É legal ter criatividade, mas não se montar de um jeito que vá se arrepender depois. Nos demais dias, depois desse primeiro, já estou usando sapatinhos baixos, gosto muito de sapatos masculinos, principalmente com saia. Hoje, por exemplo, queria colocar uma roupa rápida e olhei para esse vestido do Reinaldo Lourenço, vesti e adorei. Também acho que as semanas de moda não são semanas para se experimentar coisas muito novas, então é isso, acho que tem que ser fiel ao conforto que se precisa para trabalhar, ao seu estilo, e adicionar um toque fashion, afinal você vai estar vendo e sendo visto o tempo todo.

    Adriana Bechara usa slippers Zara ©Felipe Abe/FFW

    E acessórios, como você decide o que vai usar, sobretudo em relação aos tamanhos?

    Mônica: Venho para o evento com uma bolsa menor, mas trago um apêndice, uma bolsa extra. Não consigo sair apenas com uma bolsa pequena, até porque saio de casa muito cedo.

    Adriana: Eu não sou a editora de moda que consegue carregar uma micro bolsa. Tenho uma bolsa enorme, que carrego tudo meu, porque nunca sei a hora que vou voltar para casa, aí quando venho para a sala de desfile, trago o convite e o crachá e deixo a bolsa no lounge da revista.

    Até agora, o que você viu nas passarelas que acredita que será usado nas ruas?

    Mônica: A gente vem falando muito sobre a influência do esporte na moda, inclusive vimos bastante na última temporada internacional, como o moletom, que apareceu em leitura mais luxuosa, seja bordado em pedrarias ou com aplicação de peles.

    Adriana: Vi muita roupa bem feita nesta temporada, estou admirada com o talento dos estilistas brasileiros e acabei de ver o desfile da Forum, que achei muito chique e muito usável. Também achei o da Ellus de altíssimo nível, e o da Tufi Duek, do Eduardo Pombal, foi um sopro de desejo. Os vestidos cinquentinha, com saia midi, e as bermudas midi com suéter, que vi hoje na Forum, amei.

    Maria Prata, diretora de redação da “Harper’s Bazaar”

    Maria Prata, diretora de redação da “Harper’s Bazaar”, veste jaqueta Pedro Lourenço, vestido Giorgio Armani e botas Givenchy ©Felipe Abe/FFW

    Como você escolhe as peças que usa no dia-a-dia e como você adapta o seu estilo às semanas de moda?

    Eu vario muito de looks na redação. Tem dias que vou de tênis, calça jeans e camiseta, e há outros que vou de saltos, blazer e camisa, depende dos eventos que tenho no dia. Gosto bastante de variar porque gosto de estar confortável, mas também de estar bem arrumada quando preciso. No SPFW, tenho que vir arrumada todos os dias porque é um lugar em que somos muito fotografados e onde as pessoas esperam muito. Durante o evento, uso saltos todos os dias, o que não faço cotidianamente.

    E acessórios, como você decide o que vai usar, sobretudo em relação aos tamanhos?

    Prefiro vir com bolsas pequenas porque sei que vou ficar o dia inteiro no evento e vou ter que carrega-la o tempo todo. Só trago o básico, tento não ficar com a bolsa muito pesada.

    Maria Prata usa botas Givenchy©Felipe Abe/FFW

    E o que você viu nos desfiles que acredita que chegará às ruas? Quais são as marcas do calendário que mais entram no seu armário?

    Acho que este próximo inverno será muito urbano, com muitas botas e coturnos, casacos, moletons e jaquetas, inclusive as bombers. Uso muito Reinaldo Lourenço, Pedro Lourenço, Andrea Marques e Gloria Coellho.

    Não deixe de ver
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”
    O que é o bracketing e os problemas que ele esconde
    Verena Figueiredo: sobre criação de conteúdo, carreira e autenticidade
    Rener Oliveira, o criador de conteúdo nordestino que vem furando a bolha da moda